Olá moçada! Hoje vou escrever sobre mais uma conquista… consegui na útima quinta feira (20) minha segunda certificação, agora em desenvolvimento de aplicações Windows. Admito que estudei bem menos do que para a primeira prova (70-315) de desenvolvimento Web, mas graças a Deus deu tudo certo e fiquei bastante aliviado ao ver a mensagem no final "Congratulations"!

Para aqueles que ainda farão esta prova em breve, seguem algumas dicas:

  • Estude as funções do DataSet, pois a microsoft adora perguntar sobre métodos de captura de erros, manipular alterações de registros e persistência de registros. Creio que uns 20% da prova é sobre DataSet. Eu particularmente não gosto de trabalhar com DataSet, pois acho que apesar de ser MUITO poderoso o DataSet vai contra alguns dos conceitos de orientação à objetos, mas não adianta… se você quer passar vai precisar saber.
  • Entenda bem como funciona o ADO.NET. Em quase todas as questões… existe algum ponto crucial sobre a estrutura do ADO… sobre qual o melhor objeto de Data para determinado cenário, quando abrir conexões e quais suas consequências… quando e como criar parâmetros, transações e tratamentos de erros. Vale a pena conhecer os cenários mais complexos, porque está parte do conteúdo você levará para vida toda. Ou seja, você realmente vai usar isso, e além do mais em outras provas o conteúdo é o mesmo.
  • Conheça aqueles programaminhas para registrar COM Components no Windows, Strong Name Tool (sn.exe), Assembly Registration Tool (regams.exe), Type Library Importer (TIbimp.exe)… etc… eu sei que para quem, como eu, não desenvolve no ambiente Windows frequentemente isso parece coisa de outro mundo, mas basta saber que eles existem e para que servem. 
  • Faça os simulados, procure material sobre a prova… leia algumas questões comentadas que explicam as diferenças nas opções e não apenas dizem qual a certa, porque quase todas tem pelo menos duas respostas bem parecidas se você não tiver segurança vai acabar chutando muitas questões. O Igor Tanure postou sobre um link com material de certificação.
  • Parece coisa de vestibular, mas se possível leve um chocolate para a prova… depois de uma hora e meia de prova você vai ficar um pouco cansado e um chocolate vai ajudar, para você não se apressar e aguentar mais um tempinho.
É isso aí pessoal, um grande abraço a todos.