Nos últimos meses tenho visto uma série de clubes de futebol, elencos de seriados, artistas dos mais diversos segmentos, apresentadores de telejornais e para minha felicidade, muitas empresas de tecnologia aderindo às brincadeiras de “Harlem Shake”. Você deve estar se perguntando: “por que essa ‘bobeira’ te deixaria feliz?”. Sinceramente, quando eu vejo grandes empresas promovendo ações irreverentes como estas, eu renovo as esperanças de que este modelo de gestão antigo, que ainda impera no mercado, possa um dia evoluir para um modelo mais mais flexível e moderno de gestão, capaz de valorizar outros aspectos da chamada “geração Y”.

Não resta dúvida de que um ambiente de trabalho precisa inspirar responsabilidade, mas daí a ser um ambiente cheio de formalidades, insosso e completamente incapaz de fomentar pensamentos criativos, é completamente diferente. Me lembro de que era muito comum usar um termo para as empresas de TI há alguns anos: “fábricas de software”. Posso até  estar enganado, mas as empresas estão fugindo deste estereótipo fabril, afinal, o que uma fábrica te lembra? Pessoas uniformizadas, fazendo trabalhos repetitivos esperando a hora de bater o cartão para ir embora…

Alguma coisa neste cenário deveria lembrar uma empresa que constrói seu patrimônio vendendo ideias? Que há alguns anos deixaram de criar softwares e passaram a criar SOLUÇÕES. Bem, eu acho que não há nenhuma comparação possível. Mas algumas empresas insistem em podar qualquer tipo de “descontração” no ambiente de trabalho, acreditando estar promovendo a produtividade de alguma forma.

Infelizmente, parece que algumas correntes de gestão ainda não se deram conta nem mesmo de que vendem ideias e não batatas. E se você quer colher ideias precisa semear descontração, regar com inovação, fertilizar com respeito mútuo e criatividade. Estes são os ingredientes de um ambiente fértil de ideias, onde as pessoas podem desenvolver outros aspectos do seu intelecto… não apenas cognitivo, mas também, emocional, tão exigido nos momentos de pressão pelo resultado. Se não for assim, tudo que irão colher são apenas “batatas”.

Um erro bastante comum é relacionar o trabalho de um desenvolvedor com o funcionamento de uma máquina, quase que exclusivamente lógico e matemático. Mas sabemos que não é assim… é preciso ser muito criativo para pensar “fora da curva” e escrever algoritmos inteligentes, caso contrário… você está apenas digitando. Não vivemos mais nos tempos em que as empresas vendiam telas de cadastro burras, que eram apenas espelhos nus de um banco de dados. Todo mundo precisa respirar criatividade… as coisas são bem mais complexas hoje em dia.

Você já tentou fazer algo parecido com um ‘Harlem Shake’ na sua empresa? Tentou fazer uma paródia do Gangan Style?

Acredite, os desafios serão grandes, pois sempre existirão pessoas que vão se opor à ideia, existirão pessoas que vão comprar a ideia e aqueles que não estarão nem aí… isso vai acontecer em todos os lugares. Então quando alguma ideia assim chega a se concretizar e um vídeo acaba sendo produzido, é preciso enxergar muito além. Eu na verdade vejo isso como um sintoma bastante positivo que evidencia uma equipe integrada o suficiente para vencer as diferenças em função do resultado… mesmo que o resultado seja criar um vídeo bobo para internet. Se você tem ou faz parte de um time capaz de realizar tal feito, comemore! Estas pessoas decidiram mostrar para o mundo que gostam do lugar que trabalham… resolveram ter sua imagem vinculada à da empresa. E isso é muito raro de se ver… por isso, vale a pena registrar aqui alguns times que além de mandar bem na frente do computador também detonaram na frente das câmeras.

Turma da BHS

Turma do SOUBH

Turma da Totvs POA

Turma da Microsoft Dominicana

Turma do Google Espanhola

E aí, sua empresa tem bom humor?

  • Se sim! Parabéns. Você deve desfrutar destas condições favoráveis para fazer mais do que esperam de você. Mas cuidado, tudo precisa da dose certa, você precisa estar sempre atento para que esta descontração não se torne desleixo  e falta de seriedade. E sinônimo de seriedade é resultado.
  • Se não! Não se desespere. Nada é para sempre. Um dia você e sua equipe conseguirão mudar os paradigmas da empresa em trabalham, demonstrando os benefícios de ter uma equipe que respira bom humor e criatividade sem medo de hostilidades, ou na pior das hipoteses, amanhã você esteja num lugar em que possa desenvolver todo o seu pontencial.

Se vocês fizeram algo parecido aí na sua empresa… posta aí nos comentários para a gente vê.