Bom dia pessoal, hoje gostaria de comentar sobre algumas boas práticas que normalmente desconsideramos ao iniciar o densenvolvimento de um software. Não é incomum, encontrar bons programadores que começam a desenvolver sem nesmo estudar o cenário da aplicação que irão programar. Acho que isso acontece porque estes programadores já fizeram tantos softwares, e talvez acertaram tantas vezes que não vêem mais necessidade de documentar um projeto.

Eu tenho aprendido que uma boa documentação, não é apenas para enfeitar a mesa da gerência na hora das reuniões. É claro que gerar uma documentação que “vale a pena” leva muito tempo, digo isso porque agora tive a oportunidade de fazer isso… desenvolvi desde de um fluxograma de navegação, casos de uso, diagramas de telas… até diagrama de classes e de software. Para alguns gerentes isso é sinônimo de prejuízo e atraso, ainda mais num projeto de prazo apertado. Felizmente todo material desenvolvido tem facilitado muito o trabalho e me feito ganhar muito tempo. Ou seja… que prejuízo que nada… apenas remanejamos o esforço e ainda estamos melhorando a qualidade do projeto.

Pois é pessoal, por isso na onda da valorização de uma boa documentação estamos nestas últimas semanas escrevendo um WIKI do nosso projeto mais maduro, o Framework de Persistência Paulovich.Data! E para quem ainda não conhece, este projeto foi iniciado por mim e pelo meu irmão e parceiraço Ivan Paulovich… quando desenvolvemos uma versão “bem light” baseada em StoredProcedures, mas neste último ano o Ivan esteve trabalhando em parceria com profissionais da Webaula e encabeçando um novo release do mesmo. E o resultado deste trabalho é um poderoso Layer de Acesso a Dados que faz querrys dinâmicas, executa procedures e querrys parametrizadas, possui suporte multi-banco, Oracle, SQL, MySql e Access e continua super fácil de usar… Muita coisa né? SHOW DE BOLA! Eu uso em todos os meus projetos e em todas as empresas onde passei… este framework tornou-se padrão de desenvolvimento.

Mas não basta ser um projeto funcional e poderoso se ninguém consegue começar a usar… então, de agora em diantes vamos ampliar toda semana nosso Wiki em português… e sempre que possível, vamos traduzindo os artigos no Codeplex… afinal o mundo também precisa ter acesso a esta maravilha.