Caros leitores, no post anterior, vimos a definição  do conceito de BI e agora eu vou expandir um pouco mais o assunto mostrando a importância de se utilizar BI em empresas de qualquer porte, bem como o cenário atual que o BI se encontra.

Todos os dias, empresas precisam tomar importantes decisões que podem tanto alavancar seu crescimento e lucratividade como derrubar por terra todo um trabalho que vem sendo feito.  Qual o impacto nas vendas de uma mudança nos preços  de um produto? O abastecimento está de acordo com a demanda dos clientes? Embora as empresas tenham os dados necessários para responder a essas perguntas, nem todas fazem uso desse potencial e isso pode e vai fazer toda a diferença. Para executar com eficácia e eficiência os seus negócios, uma empresa precisa converter seus dados em conhecimento.

As empresas sempre apresentam planos e roteiros que vão melhorar operações, aumentar os lucros e agilizar o processo como um todo. Infelizmente, grande parte das empresas não executam suas estratégias por uma variedade de razões e normalmente as razões são todas decorrentes da falta de visibilidade da real saúde dos negócios da empresa. A Business Intelligence veio para colocar a informação certa nas mãos certas e na hora correta.

Ainda neste contexto, a informação representa um recurso altamente estratégico, que precisa sim ser super valorizado a ponto de ser tornar um gerador de diferenciais e vantagens  competitivas, e com a implantação de um projeto de BI, gerentes e executivos terão a capacidade de testar vários cenários para gastos e investimentos, além de muitas outras projeções de suas corporações e através de uma serie de visões diversificadas terão um forte embasamento numérico e estatístico para auxiliar na tomada de decisões do que apenas o famigerado “feeling”.

Pequenas e médias empresas geralmente buscam soluções tecnológicas para seus negócios com a melhor relação custo/benefício, e por isso, acabam não investindo em projetos de BI devido ao custo muito elevado. A capacidade de utilizar modernas técnicas e softwares para análise de padrões e gestão da informação capazes de gerar a médio a longo prazo, muito lucro e economia, não necessariamente nessa ordem, costuma ser vendida por um preço muito alto no mercado atual. E olha que eu não estou falando apenas de softwares, pois existem ótimas opções Open source no mercado. Projetos de BI demandam infra-estrutura, profissionais capacitados e especializados e muito, muito trabalho.

Aqui vai uma lista de empresas que lideram o mercado de soluções de BI atualmente:

Gráfico de disposição das maiores empresas de BI.

Por enquanto é isso pessoal, no próximo post pretendo iniciar um assunto mais técnico com vocês, falarei sobre Data Warehouse.

Até…