O guia a seguir irá ajudar os estreantes de Community Zone a aproveitarem o máximo do evento. O que você irá ler a seguir vem de experiência de 3 CZ’s e tem como único objetivo te ajudar a interagir melhor no evento.

O que é o Community Zone?

É um evento organizado pela Microsoft onde ela reúne os principais influenciadores do Brasil com os objetivos:

  • Colher feedback dos participantes.
  • Aumentar a integração entre os grupos e pessoas.
  • Formentar novas iniciativas e (HCLs, Community Launchs, Copa Microsoft de Talentos).
  • Capacitar os líderes de grupos.

O que a Microsoft espera de você?

  • Que as informações e projetos iniciados no CZ sejam levados aos grupos de usuários.
  • Que você realize mais eventos e da forma correta.
  • Que você faça mais webcasts.
  • Que você participe ainda mais dos fóruns.
  • Que você recupere as energias e gere ainda mais informações online.

É a sua primera vez?

Se sim. Vamos contextualizar algumas coisas. Provalvemente as pessoas te conhecem pelo seu “perfil online”. Isso mesmo, as pessoas conhecem muito bem o seu avatar e os conteúdos que você disponibiliza na internet mas dificilmente de reconheceriam na rua pessoalmente.

Logo, você precisa mostrar a sua cara! Não tenha vergonha, não seja “o tímido” do grupo. O evento foi planejado para termos integração, então faça isso ora-bolas.

É um veterano de CZ’s?

Você já foi uma ou mais vezes ao Community Zone e já conhece várias pessoas, conhece o time da Microsoft, tem idéia do que esperar do evento. Logo você é a pessoa perfeita para mostrar aos estreantes como você é um cara legal. Passe um pouco da sua experiência de comunidades pra frente. É esse o verdadeiro espírito de comunidade.

Evite grupinhos, seja aberto a conhecer outras pessoas

Com toda certeza você tem aqueles amigos mais próximos e que você com certeza gostaria de conversar muito e eles estarão lá no CZ.

Mas fique atento a alguns detalhes: provalmente existem dezenas de pessoas com as quais você poderia iniciar um projeto, trocar experiência e se tornar mais um amigo.

Logo, aumente o seu networking no Community Zone trocando idéias com várias pessoas.

Tenha o seu cartão pessoal a mãos

Você irá conhecer outras pessoas com as quais gostaria de manter contato. Então facilite as coisas, tenha a mãos alguns cartãosinhos com seu nome, MSN e twitter. Dessa forma você simplifica a troca de contatos.

Isso é sério, ao final do evento você irá despedir de várias pessoas e irá querer os contatos dela. Evite o desajeitado e demorado momento em que você pede para a pessoa so-le-trar o e-mail.

Converse com o time da Microsoft

O time da Microsoft no Brasil é muito seleto. São profissionais com uma experiência gigatesca com as quais 5min de conversa equivalem a várias horas de palestras e treinamentos.

Além de serem ótimas pessoas, com as quais é bem divertido tomar um coca-cola e conversar sobre os grupos de usuários, tecnologias, carreira e assuntos diversos. Não perca essa oportunidade que o CZ proporciona.

Fale com esses caras

Ivan Paulovich André Paulovich André Castro

@ivanpaulovich, @andrepaulovich e @alrcastro. Nós trabalhamos juntos aqui em Belo Horizonte e somos pessoas legais 😉

Divirta-se

O Community Zone é um evento de integração. E certamente a Microsoft irá bolar várias atividades interessantes e também nos dará um tempo livre para aproveitarmos o hotel. Logo, há tempo pra tudo. Tempo para consumir informação e tempo para se divertir com os amigos que você acabou de fazer (ou irá fazer).

Considerações

Todas essas idéias foram tiradas da minha experïência com CZ’s e somente tem o intuito de ajudar a comunidade a interagir. Se você concorda ou discorda de algum ponto fique a vontade nos comentários.