Neste último dia 26 de outubro o Windows 8 foi oficialmente lançado em todo o mundo. Com isso, precisamos começar a pensar na navegação em websites usando o IE 10, pois ele possue algumas características muito especiais. Um único browser, com a mesma engine ‘Chakra’, porém duas interfaces completamente diferentes: uma interface moderna baseada na otimização da experiência touch screen e outra convencional, bem semelhante a interface do IE 9 que conhecemos há alguns anos.

Uma das grandes vantagens do IE 10 que acompanha o Windows 8 é o fato do mesmo já vir com uma versão do Flash Player integrado (eliminando a necessidade do usuário de baixá-lo). Com isso, o Internet Explorer continua dando suporte a todos os sites que dependiam do plugin Flash Player. Porém, felizmente ou infelizmente… ainda não é possível instalar outros plugins ActiveX de terceiros, ou seja, não tente acessar o seu internet banking por ele.

Mas porque estou contanto isso?

Em pouco tempo haverá uma enxurrada de posts nos sites de desenvolvedores de websites avisando que os usuários estão tendo problemas para acessar seus sites no IE 10 na versão touch, pois utilizam plugins de ActiveX no seus sites. Para solucionar isso, podemos adicionar uma meta tag que dará ao usuário que acessa o seu site pela interface moderna, uma mensagem avisando que ele deve alternar a navegação para a interface desktop e então visualizar o site corretamente.

Para fazer isso, basta adicionar a seguinte tag:

<meta content="requiresActiveX=true" http-equiv="X-UA-Compatible" />

Fazendo isso, assim que a página for carregada, uma mensagem irá avisar ao usuário que é aconselhável abrir o Internet Explorer na versão Desktop (área de trabalho).

image

Clicando em “abrir”, o usuário automaticamente alterna o browser para a versão desktop. O legal disso é que se o usuário tiver alguma sessão no servidor ou cookie ativo, a nova janela será aberta mantendo todas estas informações.

image

Pronto!

Mais uma dica rápida sobre o novo browser da Microsoft.