Já está quase chegando o dia do InfoTech 2012 (faça a sua inscrição aqui), um dos grandes eventos que acontecerá na capital mineira este ano organizado pelas equipes do 100Loop e dos Raptors (antigo DotNetRaptors) .

Como são três dias de evento com diversas palestras acontecendo em simultâneo, alguns podem estar em dúvidas sobre quais trilhas seguir e o que esperar de cada palestra. Por tanto veja abaixo a ementa de cada uma delas para ajudar a vocês decidirem:

 

1º dia

W8-A01 Interface Metro, o novo conceito da Microsoft para o mundo mobile

(terça-feira, dia 15 de Maio – 19h – Auditório A)

A interface METRO, introduzida no Windows Phone 7 (e anteriormente no Zune), está revolucionando a maneira de como o usuário pode interagir com o sistema operacional. Conheceremos todas as características do novo Windows, atualmente chamada de Windows 8 Consumer Preview, apresentando todas as novidades do novo sistema operacional, e as funcionalidades equivalentes no Windows Phone 7.

W8-A02 Criando aplicativos para Windows 8 usando apenas HTML5 e JavaScript

(terça-feira, dia 15 de Maio – 20h – Auditório A)

Desde que foi apresentado pela primeira vez, o Windows 8 introduziu um novo tipo de aplicações – as Metro style apps – que oferecem uma experiência bastante diferente das aplicações tradicionais Desktop, não apenas do ponto de vista de utilização, mas também do ponto de vista de desenvolvimentoç. Nesta apresentação, vamos explorar a possibilidade de desenvolver aplicativos inteiros usando apenas HTML5 e Javascript (Windows Runtime (WinRT).

XBOX-A03 Conhecendo o Kinect: Muito além do XBOX

(terça-feira, dia 15 de Maio – 21h – Auditório A)

Aprenda a usar o Kinect e bibliotecas de fisica como a Farseer Physic para criar jogos e até mesmo aplicações dinâmicos em .NET. Aprenda conceitos de NUI e veja um pouco sobre o que o futuro nos reserva com relação a interação homem-maquina.

WP-B01 Desenvolvendo Aplicativos para Windows Phone 7.5

(terça-feira, dia 15 de Maio – 19h – Auditório B)

Saiba o que é preciso para desenvolver aplicativos para o WP7, as linguagens utilizadas, as ferramentas necessárias, os recursos de softwares e hardwares e como usar o emulador. Conheça um pouco sobre o desenvolvimento de Games ( XNA e Silverlight) e saiba como armazenar informações em seu dispositivo.

WP-B02 Desenvolvendo seu primeiro game para Windows Phone

(terça-feira, dia 15 de Maio – 20h – Auditório B)

Passos básicos para se construir um jogo para Windows Phone utilizando o XNA, combinando teoria e prática.

CSharp-B03 Entity Framework 5 – A ferramenta de ORM que todo desenvolvedor deve conhecer

(terça-feira, dia 15 de Maio – 21h – Auditório B)

O Entity Framework 5 é a mais nova versão da ferramenta de mapeamento objeto-relacional da plataforma .NET que incorpora produtividade, segurança, robustez e performance. Conheça o que é essa ferramenta, como ela pode ajudá-lo e quais as novas features dessa versão.

WEB-C01 Ruby E Sinatra: Faça Mais Com Menos No Desenvolvimento Web.

(terça-feira, dia 15 de maio – 19h – no auditório C)

Desenvolvimento com classe e realização de tarefas com o mínimo esforço. Estes serão dois dos diversos pontos abordados pelo palestrante, que fará um overview da linguagem Ruby, do framework Sinatra, e explicará como seu uso, junto de outras ferramentas, pode facilitar a criação de aplicativos web.

Sharepoint-C02 Desenvolvendo intranets e Portais internet com SharePoint 2010

(terça-feira, dia 15 de Maio – 20h – Auditório C)

Aprenda a desenvolver soluções em intranet  e portais com o Sharepoint 2010

Sharepoint-C03 A plataforma mais simples para você criar Dashboards/Indicadores e Relatórios

(terça-feira, dia 15 de Maio – 21h – Auditório C)

 Aprenda a usar o Sharepoint para criação de Dashboards, Indicadores e relatórios de forma simples e elegante.

 

2º dia

Web-A01 Criando aplicações Web com ASP.NET MVC 4

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 19h – Auditório A)

Você irá usar o Visual Studio 11 para criar uma aplicação Web capaz de autenticar o usuário, consumir dados de uma base SQL Server e utilizar AJAX para interagir com o servidor. Você também aprenderá como implementar uma interface apropriada para smartphones e como criar testes de unidades para o seu projeto.

Web-A02 Conhecendo os recursos do ASP.NET Web API

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 20h – Auditório A)

Com o Visual Studio 11 você irá criar uma API que pode ser consumida por diversos dispositivos via HTTP. Você poderá acessar os dados com queries OData no browser.

TFS-A03 Soluções de versionamento de arquivos usando GIT ou TFS

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 21h – Auditório A)

 Nesta palestra, vamos abordar um assunto que muitos desenvolvedores, principalmente freelancers tem negligenciado. Mostraremos as vantagens em fazer um controle de versionamento do seu projeto, seja qual for o tamanho do mesmo. Vamos demonstrar soluções para diferentes cenários e realidade seja para grandes e pequenas empresas, ou mesmo para profissionais autônomos. E como criar a infraestrutura necessária sem investir muito, ou até sem investir nenhum centavo.

EPM-B01 Gerenciando Demandas, Projetos e Portfólios usando Microsoft Project Server 2010

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 19h – Auditório B)

O Project Server 2010 foi o responsável pela unificação de ferramentas para gerenciar demandas, projetos e portfólios da Microsoft. Venha descobrir como a ferramenta irá auxiliar o acompanhamento das demandas, dos projetos e a definir quais os projetos mais alinhados com a estratégia da empresa a serem executados.

IT-B02 Migrando para Exchange Online

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 20h – Auditório B)

Faremos um overview do Office365, entendendo a sincronização de diretórios e possibilidades de migração do seu correio para o Office365.

EPM-B03 Gerenciando Projetos com o Microsoft Project 2010, novidades e dicas

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 21h – Auditório B)

O Project 2010 é o lançamento mais ambicioso do Project na última década! Não importa o tamanho e o escopo do projeto que você tem, você encontrará novas funcionalidades para gerenciar o trabalho. Venha aprender como o Project 2010 facilita o planejamento, gerenciamento e relatórios nos projetos.

Android-C01 Android: do “hello word” ao primeiro aplicativo “quase” comercial

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 19h – Auditório C)

 Nesse caso daremos uma introdução na plataforma de desenvolvimento mobile do Google, o Android. Veremos como configurar e preparar o ambiente necessário para desenvolver nosso primeiro aplicativo, mostrando pontos fortes a serem observados em aplicações comerciais.

SQL-C02 Banco de dados: NoSQL x SQL

(quarta-feira, dia 16 de Maio – 20h – Auditório C)

Entenda os pontos que fortes e limitações de cada tecnologia e aprenda a escolher a melhor opção no momento de persistir seus dados.

 IT-C03Governança De Ti

(quinta-feira, dia 16 de Maio – 21h – Auditório C)

Responderemos questões como: O que é a Governança de TI? Diferenças entre a TI como Provedor de Serviços e a TI como Parceiro Estratégico? O que é o CobiT? Qual a filosofia CobiT e como funciona a certificação.

 

3º dia

Azure-A01 Levando sua aplicação para a nuvem

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 19h – Auditório A)

A migração de aplicações para a nuvem está se tornando uma tendência devido à economia e escalabilidade que esta modalidade oferece. Nesta apresentação falaremos da oferta da Microsoft para computação em nuvem e quais os passos e preocupações ao migrar sua aplicação para o Windows Azure.

Flex-A02 Desenvolvendo aplicativos RIA com ActionScript 3.0 e FluorineFX

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 20h – Auditório A)

Você irá conhecer boas práticas no desenvolvimento de aplicações Flash com ActionScript, sem utilização de timelines ou includes e ver todo o potencial da plataforma Adobe Flash para a criação de websites com RIA e comunicação com banco de dados através do FluorineFx.

WF-A03 Desenvolvendo aplicações utilizando Workflow 4.0

(quarta-feira, dia 17 de Maio – 21h – Auditório B)

Uma visão geral sobre o desenvolvimento de aplicações baseadas em Workflow 4.0, principais conceitos e recursos disponíveis, dicas de migração do Workflow 3.0 e exemplos.

CSharp-B01 Trabalhando com Threads no .NET 4.0

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 19h – Auditório B)

Entenda e descubra quando e como usar o paralelismo para tirar o melhor de suas aplicações.

CSharp-B02 Conhecendo Lambda Expressions

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 20h – Auditório B)

Conheça as vantagens de utilizar lambda expressions.

Robótica-B03 Introdução à Robótica

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 21h – Auditório B)

Introdução a tecnologias e técnicas utilizadas na robótica, indo da utilização de sensores a tomada de decisões, vendo como exemplo o desenvolvimento de um robo “seguidor de linhas”.

Web-C01 CSS´s Dinâmicos

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 19h – Auditório C)

Todo desenvolvedor que trabalhe com internet hoje em dia, precisa aprender a tornar a linguagem de marcação CSS (Cascading Style Sheets) utilizada para definir a apresentação dos documentos HTML em uma linguagem completamente nova e poderosa, capaz de oferecer grande produtividade. Vamos explorar diferentes frameworks como SASS e LESS e suas vantagens e desvantagens.

IT-C02 Construindo Webfarms Altamente Disponíveis com Windows 2008 R2 e IIS 7.5

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 20h – Auditório C)

Veja como manter a alta disponibilidade com os WebFarms utilizando Windows 2008R2 e IIS7.5

WP-C03 Desenvolvendo aplicações Metro Style

(quinta-feira, dia 17 de Maio – 21h – Auditório C)

As aplicações metro style são o centro da experiência de usuário no Windows 8. Elas permitem uma experiência imersiva e sem distrações. Vamos explorar nesta apresentação algumas das possibilidades do desenvolvimento de aplicações metro style usando C#.

IT-D01 Segurança Da Informação – Engenharia Social E As Redes Sociais

(quarta-feira, dia 17 de maio – 20h -Auditório D)

Conceitos, ameaças e oportunidades da engenharia social utilizada em larga escala nas mídias sociais pelas características das pessoas na busca constante de participação de redes e comunidades sociais.