Então pessoal, bora continuar com o assunto SEO. Depois de falar sobre Page Rank no meu último post eu vou expor rapidamente o conceito de Link Building.

O Link Building é o conjunto de técnicas de SEO responsáveis pela arquitetura de linkagem interna de um site, assim como ganhar links externos. Como todos já sabem os buscadores navegam entre os sites através dos links e é dessa forma que eles detectam a integridade e a força dos apontamentos.

Construir um Link Building da forma correta além de somar mais pontos ao seu Page Rank e melhorar o posicionamento nos resultados de busca, aumenta o número de visitas do seu site.

Como fazer?
O primeiro passo é arrumar a casa, vasculhe o seu código, leia os conteúdos e corrija as keywords de acordo com o assunto, como consequência refaça os textos âncoras dessas páginas. A sintonia correta entre o conteúdo e o texto âncoras de um site é extremamente importante para o posicionamento.

Depois observe a semântica das URLs, algumas vezes é preciso reescrevê-las de forma mais “amigável”. Dessa forma você minimiza (não eliminina) a possibilidade de os mecanismos de busca classificarem os conteúdos como duplicados.

Cadastre seu site nos diretórios de busca, mas não faça de modo indiscriminado. É preciso fazer uma avalição desses diretórios. É importante observar se eles possuem um sistema verificação e um controle de qualidade rígido, seja pago ou gratuito.

Você pode também cadastrar seu site em Feeds e Social Bookmarks. Apesar desse método não ser muito relevante para conseguir links, o número de visitas certamente aumentará.

Links externos mais relevantes

Agora com a casa arrumada e com uma grande quantidade de pequenos links externos é hora de correr atrás dos grandes. Se você estiver querendo links de blogs ou sistemas de participação coletiva a melhor forma de aproximação é a participação. Contribua, participe, insira posts periodicamente, mostre interesse e conhecimento, em breve você será falado por eles. Caso queira links de uma grande empresa que tem o mesmo conteúdo que você o melhor a se fazer é, mande um email informando o seu interesse, diga como você pode contribuir com os serviços deles, mostre seu conhecimento e seja muito profissional mas, tenho os pés no chão, esse tipo de link é muito difícil de se conquistar.

Cuidados

Muito cuidado com uma técnica que vem sendo usada, o Link Farm, que na verdade é um Black Hat. Consiste em vários sites se interlinkarem na tentativa de conseguir links externos mas, essa técnica é facilmente descoberta e TODOS os sites são punidos severamente, mesmo que essa linkagem seja entre dois sites os buscadores vão puní-los.

Nunca realize Link Building em uma única página, o googlebot pode reconhecê-la como uma trapassa de manipulação de resultados, por exemplo, e puní-la.

Lembre-se, SEO é um conjunto de técnicas usadas para atrair visitas e melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, ou seja, se você ficar atento as técnicas e realizá-las dentro das regras, seu site terá boa visibilidade dispensando o uso de Back Hats. Não pense que conseguir milhões de links externos é a única vantagem que o Google vê no seu site, contribuir com a rede sedendo links é algo muito bem visto pelos buscadores.

É isso, espero não demorar tanto para inserir outros posts sobre SEO, estou com muito material para compartilhar…
Espero que gostem!

Abraços