Olá amigos, esta é a segunda vez que tentarei realizar este curso… para tentar concluir este propósito vou contar com a ajuda de algums amigos. Um deles é o Ricardo Cruz, analista de sistemas e blogueiro aqui do 100loop. No futuro teremos outras pessoas escrevendo para a série de posts do curso.

A razão para realizar o curso, é a que tenho conversado com alguns amigos; muitos deles até acompanham assuntos de tecnologia… são capazes de alterar um “programinha pronto” em alguma linguagem de programação. Mas a grande maioria vive me perguntando como aprender a "programar de verdade" para criar algo do zero, dominando os conceitos e por consequência… aprender qualquer linguagem mais rapidamente.

Pensando nisso, imaginei criar uma série de posts para discutir conceitos básicos de desenvolvimento; começando desde lógica, sintaxe, algorítimos e afins… para que possa servir de apoio a qualquer pessoa que se interesse por programação e não sabe por onde começar.

Pensei em começar escrevendo sobre "lógica de progamação" como nosso primeiro fundamento. Mas antes gostaria de avisar a todos que forem acompanhar estes posts que nada acontece da noite para o dia… ninguém que leia este blog irá aprender a programar em poucas semanas, só porque leu alguns posts e acompanhou algumas discussões. Tudo leva tempo. Há um tempo atrás, li um artigo muito interessante do Peter Norvig (traduzido pelo Augusto Radtke) que tem o intrigante título "Aprenda a programar em 10 anos". A primeira vista pode parecer um texto desanimador para quem está querendo começar agora, ainda mais numa sociedade imediatista como a nossa… movida a "fast food", "fast shop"… "fast tudo", mas acredite, se você realmente quer aprender, tenha paciência, trace um objetivo e dedique-se de verdade.

Uma boa dica para os iniciantes é traçar uma meta. Saiba perfeitamente onde você quer chegar. Por exemplo, se você trabalha com vendas, tente programar para um dia conseguir fazer um sistema que lhe ajude a controlar seu fluxo de caixa; ou mesmo que controle suas despesas do mês. Este pode ser o objetivo que vai lhe inspirar a continuar aprendendo. Não tenha medo de pensar algo assim, mas lembre-se do primeiro ponto deste texto… tenha paciência, pode ser que você só venha a conseguir completar este programa em 2 anos… talvez em 6 meses. Só depende de você.

Outro ponto fundamental é não se enganar, conheci muitas pessoas que tem extrema dificuldade em reconhecer que não domínam determinado assunto. Não sei o quanto isso é comum em outras áreas, mas na área de tecnologia, alguns profissionais não conseguem admitir que não sabem resolver um determinado problema sozinhos e preferem não pedir ajuda. Um grande profissional da área de tecnologia exercita não apenas sua comunicação com os computadores, mas principalmente com outros profissionais. Algo parecido acontece quando, decidimos atropelar nossos estudos passando para outro assunto sem ter concluído (entenda que conclúido é "dominado") o assunto anterior. E claro, isto se encaixa perfeitamente no outro fundamento: mantenha contatos com pessoas que já programam, pois elas irão lhe ajudar a avaliar seus conhecimentos, lhe darão suporte quando você tiver dúvidas e quem sabe um dia vocês não trabalhem juntos?

Tentarei participar ativamente de tudo isso que falei para aqueles que se dispuserem a participar do grupo… escreverei, postarei dicas, responderei perguntas e estarei à disposição sempre que possível. Então nos vemos em breve para iniciarmos nossos estudos… e espero poder contar com outros grandes profissionais nesta tutoria on-line. Um grande abraço a todos.