Desde o último techEd em setembro de 2011, a Microsoft anunciou o Team Foundation Service Preview, ou simplesmente TFS Preview, como prefiro chamar. É claro que este ainda não foi um anúncio para fazer “barulho”, pois ainda estamos falando de uma ferramenta beta que não está sendo comercializada. Recebi um código para ativar uma conta e comecei a usar para alguns projetos pessoais. Após alguns meses tenho algumas impressões muito boas sobre a ferramenta. Vou compartilhar com vocês uma pequena série de posts sobre a mesma.

A ferramenta é basicamente uma versão na nuvem do VSTS (Visual Studio Team System), ou seja, assim como no VSTS, o TFS Preview se responsabiliza por fazer muito mais do que o simples versionamento do seu código fonte. Ele permite fazer a gestão do projeto como um todo, pois uma vez criado o seu “projeto” no TFS Preview, você poderá cadastrar bugs e tarefas que devem ser executadas e controlar a execução das mesmas ao longo do projeto. Discutiremos mais detalhadamente cada um destes pontos mais para frente. Vamos começar…

Criar uma conta no serviço

A primeira coisa a fazer é acessar a página de cadastro (https://tfspreview.com/_account/Signup), se você não tiver um código de invite do preview, você entrará na lista de espera. Hoje eu ainda tenho quatro “invites” disponíveis. Se você se interessar em testar, deixe um comentário com seu email pedindo um código de ativação, que mando para você se ainda tiver.

Nesta tela, você vai informar seu Windows Live ID e a URL do seu TFS. No meu caso, eu informei https://paulovich.tfspreview.com e criei. Uma vez criado seu TFS. Você poderá acessar a URL que informou, e fazer o login com o seu Windows Live ID (o mesmo que informou no cadastro, né?). E então você terá acesso ao portal de administração do seu TFS.

Pronto! Agora que estamos “dentro”. Vamos criar nosso primeiro projeto.

Criando um projeto

Assim que efetuar o login na URL do seu portal do TFS, você irá para a tela inicial. Lá você vai encontrar uma ação “Create a team project“. Clique nesta ação e informe o nome e a descrição do projeto. Como dissemos no início deste artigo, você também poderá fazer uma gestão completa do projeto e para ficar mais a vontade, você pode escolher a melhor metodologia de gestão para você e sua equipe. No nosso exemplo vamos usar o Microsoft Visual Studio Scrum 2.0.

Cada projeto criado possui uma página exclusiva. Como esta. Porém, antes de explorarmos mais o portal, temos que conectar o Visual Studio 2010 ao Team Foundation.

Conectando o Visual Studio 2010 ao TFS Preview

A primeira coisa que você precisa fazer é que são necessários dois “upgrades” no seu Visual Studio 2010.

Nota: Você deve ter o Service Pack 1 para o Visual Studio 2010 instalado antes de instalar o GDR acima.

  • Service Pack 1 do VS2010.
  • Compatibilidade GDR (Para conectar e autenticar via Live ID no TFS).
    • Instale o GDR somente após já ter instalado o Service Pack.

Depois de ter “tunado” seu Visual Studio, estamos prontos para adicionar o serviço e começar a postar nossos códigos em nosso repositório online. Para isso, vamos abrir o painel “Team Explorer” e clicar no ícone do botão “Connect to Team Project”. Uma janela vai ser abrir. Clique no “Add..” e na nova janela que vai aparecer configure a URL que você informou ao criar sua conta no serviço. No meu caso foi: “https://paulovich.tfspreview.com”.

  • NOTA: É muito importante, configurar o protocolo para HTTPS e a porta para 443.

Assim que concluir a configuração o serviço irá tentar conectar e solicitará a autenticação. Este é um ponto importante, pois o TFS Preview funciona autenticando através do Windows Live Id. Neste caso, aquele Live Id que você usou para criar a conta é automaticamente o “owner“. Você poderá convidar seus amigos e parceiros, usando o Live Id de cada um deles para permiti-los baixar e subir arquivos. Legal né?

Nos posts seguintes, vamos explorar detalhes. Um abraço a todos e não deixem de compartilhar este post e comentar… seu feedback é muito importante.