Depois de aprender como configurar uma conta no serviço e instalar os plugins necessários no Visual Studio na primeira parte deste post. Podemos começar a explorar a ferramenta.

1. Criar um Team Project

clip_image002

Dar um nome ao projeto e descrevê-lo, adicionando informações relevantes na descrição. Em seguida escolha o template de processo que seguirá para o desenvolvimento das atividades do projeto. Vamos optar pelo padrão “Microsoft Visual Studio Scrum 2.0”.

2. Acessar o Product Backlog

clip_image004

Criar as “Estórias” do projeto. Casa “Estória” representa um conjunto de tarefas menores que devem ser executadas em cada Sprint. Por exemplo, “Desenvolver Layout”, seria um grupo macro para: “Montar layout no Photoshop”, “Fatiar PSD”, “Criar Sprites de imagens”, “Monstar CSS” e “Montar Web Standards”.

clip_image006

Uma vez montado o backlog, podemos organizar as tarefas em Sprints. Para isso, é necessário apenas arrastas as tarefas e posicioná-las sobre a Sprint que queremos.

3. Acessar Board

clip_image008

No próprio “Board”, nós podemos definir os responsáveis e também o esforço para cada uma das tarefas da Sprint. Uma vez, definidas as horas de esforço de cada uma das tarefas e as datas de início e fim da Sprint. O TFS Preview já é capaz de montar o nosso famoso gráfico de “Burndown”.

clip_image010