Faaalllaaaaaa Filhoteess! Cês tão bão?

Então, hoje eu vou começar a explicar algumas funcionalidades “Ocultas” da nossa principal ferramenta, o Visual Studio!
Como vocês sabem o Visual Studio tem uma cassetada varias funcionalidades que muitas vezes nós não usamos, não que elas sejam inúteis, longe disso, o fato é que nós não somos acostumados a usar algo mais do que o BUILD ou EXECUTE. Bom… vou mostrar para vocês 10 atalhos muito úteis que irão facilitar suas vidas!

F12   -   Go to Definition
Leva o cursor para a origem do método/variável. Muito útil para quando você quer saber o que aquele método faz ou aonde você esta declarando aquela variável.

Ctrl + “–” e Ctrl + Shift + “-“    -   Backward e Forward 
Volta (Ctrl + “-”) o cursor para o ultimo lugar onde ele estava funciona igual aos botões de voltar e avançar do browser.

Ctrl + Shift + F9   –   Delete all Breakpoints
Sabe quando você esta “atrás” de algum erro e enche de breakpoints o código, e quando você resolve o erro os breakpoints ainda estão lá? Então… Com esse atalho você deleta TODOS os breakpoints da solution.

Ctrl + M + M   –   Collapse
Você pode dar um collapse (recolhida) no método aonde você está, deixando–o  como um bloco de código que pode ser expandindo novamente usando o mesmo atalho.

Alt + Enter – Open Properties
É só clicar em um projeto e apertar Alt + Enter para abrir as propriedades do mesmo, alias isso abre a propriedade de quase tudo no windows e isso funciona ate no windows explorer.

Ctrl + B + T   –   Bookmark
Adiciona / Remove a linha atual à uma espécie de “favoritos” aonde você pode navegar entre essas linhas pelos atalhos abaixo.

Ctrl + B + N e Ctrl + B + P   –   Next / Previous Bookmark
Navega entre os bookmarks, ótimo para quando você tem trechos do código que você sabe que você vai acabar tendo que voltar para terminar ou adicionar algo.

Shift + F12   –   Find Usages
Esse atalho é excelente! Você usa esse atalho em cima de algum método/variável e aparece uma tela mostrando TODOS os lugares em seu código que você está invocando esse método.

Ctrl + K + C e Ctrl + K + U  -   Comment e Uncomment
Comenta (Ctrl + K + C) e “descomenta” (Ctrl + K + U) as linhas selecionadas. Muito útil quando você acostuma.

Ctrl + K + D  e Ctrl + K + F  -   Reformat Document / Code Block
Sabe quando o seu código vai ficando desorganizado a medida que você vai codificando? Então, seus problemas acabaram! Pois com esses atalhos você formata todo o código ( Ctrl + K + D) ou só uma parte (Ctrl + K + F) de uma vez!

A sim, esses atalhos foram testados nos Visual Studio 2008 e Visual Studio 2010, e sei que vários funcionam no Visual Studio 2005 também, mas não sei são todos.

Então é isso ai! Eu uso bastante esses atalhos e espero que vocês tenham encontrado algum atalho útil. Qualquer dúvida me avisem! Ate mais filhotes!