No blog Shaping Software eu encontrei um artigo que gostaria de compartilhar com vocês. No artigo Lessons Learned in patterns & practices Meier fala sobre algumas lições que ele aprendeu em anos de experiência de trabalho na Microsoft.

Ele divide as lições nas áreas de Organização, Liderança, Projetos, Engenharia e inovação. Das dicas que ele cita, vou compartilhar as que mais me interessei, são elas:

  • Tenha um painel de resultados.
    Os colaboradores precisam saber o resultado do seu esforço e de se policiarem para trabalharem sempre mais e melhor do que antes.
  • Influencie as pessoas certas na sequência correta.
    Minha leitura desse item não é exatamente a do autor, vejo que para termos uma equipe motivada é um trabalho diário e minucioso. E com pequenas atitudes negativas o ambiente de trabalho pode se tornar tedioso e desmotivante. Fique sempre atento para que pessoas desmotivantes não se tornem influentes na sua empresa e traga elas para o seu lado.
  • Transforme galinhas em porcos.
    Esses termos não me são familiares, mas pela explicação do autor nós devemos evitar que pessoas não comprometidas com o sucesso do trabalho tornem-se colaboradores influentes no processo.
  • Mantenha o time em sincronia.
    Dispensa comentários, é fundamental!.
  • Trabalhe em dupla.
    A melhor maneira de aumentar a qualidade do desenvolvimento é colocando os mais experientes para auxiliarem os novos membros em algumas tarefas. Em pouco tempo você tem uma equipe nivelada, e logo os novatos estarão andando sozinhos.
  • Compartilhe as lições aprendidas.
    Toda inovação ou melhoria vem acompanhada de aprendizagem. Compartilhe com a equipe o que você melhorou e o que não deve ser repetido.