Fala pessoal!! Tudo na Maravilhosa Paz?!

Espero que todos estejam super bem para começar mais esta semana. Bom, hoje eu não vou falar nada sobre tecnologia ou tendências de mercado, nada sobre Microsoft ou Google… vou apenas dar um depoimento sobre um assunto muito sério: Doação de Sangue. Pois é, ontem estive na Fundação Hemominas para fazer uma doação de sangue à uma mulher (nem a conheço, acho que é amiga do segurança aqui da empresa)… na sexta-feira passada estávamos saindo para almoçar quando ele nos abordou e perguntou se poderíamos doar sangue a esta senhora, pois a mesma iria fazer uma cirurgia hoje e precisava de quatro doadores para repor o estoque de sangue que usaria na cirugia. Na hora eu respondi: “Puxa! Só quatro?! Será que ela pode mesmo não conseguir um número tão pequeno?”. De qualquer forma, não quiz arriscar e me protifiquei.

Para minha surpresa, quando cheguei na segunda-feira para doar sangue, era um dia de grande movimento. Creio que não deve ser sempre assim, já que o estoque está constantemente abaixo do ideal. Lembro-me de uma mulher ir a sala de espera e explicar umas duas vezes as razões dos atrasos… em função do movimento e tals. De qualquer forma, não foi uma situação desgastante, afinal eles nos tratam super bem… suco gelado na sala de espera, televisão passando desenho (Os Simpson’s) e cadeiras confortáveis.

Como era minha primeira vez como doador, em pouco mais de duas horas, passei por todo procedimento. Assistir a um vídeo de concientização, seguido de uma pequena palestra. Depois um rápido cadastro. Um exame médico (também rápido) e uma entrevista um pouco quanto constrangedora, mas infelizmente necessária para a segurança de quem irá receber o sangue. Depois disso, fazemos um rápido exame de sangue (acho que para contar as hemácias, posso estar enganado, mas é feito na hora)… em seguida vamos para um pré-lanche, no meu caso, recebi dois bolinhos de maracujá e um suco de goiaba, que estavam deliciosos por sinal.

Feito isso estamos prontos para doar sangue de verdade… nos chamam pelo nome à uma sala cheia de cadeiras (tipo de dentista)… lá é onde fazem a coleta do sangue. Acho que coletam de 400 a 600 ml de sangue… o suficiente para encher uma bolsa tipo de soro. Depois vem o melhor lanche de todos… um misto frio, uma barrinha de cereal, uma barrinha de doce de banana, uma fruta, um suco e um iogurte super gostoso. Tudo super bem feito.

Bom, devo dizer que fiquei impressionado com a seriedade do trabalho e a gentileza dos funcionários. Espero que apesar do atraso que ocorreu no dia que fui até lá… estes dias se repitam constantemente, quem sabe assim o estoque de sangue se normalize e talvez as pessoas não sejam mais obrigadas a “solicitar” uma reposição compulsória de sangue.

Então fica a dica a todos que podem… Doem sangue ao menos uma vez por ano. Lembrando que é possível doar até 4 vezes ao ano para homens e 3 vezes para mulheres.

Mas lembre-se: Você não pode ter feito tratamento dentário há menos de um mês, feito uma endoscopia há menos de um ano ou ter feito tatuagens há 3 meses. Fora isso, há outras restrições… visite o site do Hemominas e se informe. Ah… e uma última dica: Tome um café reforçado… isso de ir em jejum é mito é pode comprometer sua doação.

Grande abraço,