Debit CodePor mais que você trabalhe em uma empresa organizada, que te permita ter um cronograma de trabalho confortavel, você sempre terá que lidar com momentos de pressões, onde o importante é decidir fazer direito ou fazer rapído. Na maioria das vezes temos que decidir pela segunda opção colocando a ressalva de corrigir o codígo no futuro.

Ao tomar esta decisão você começa a gerar uma divida tecnica, que como qualquer divida vai lhe trazer beneficios no presente mas gerar preocupação no futuro.

Ciente que você fez um emprestimo de tempo em um primeiro momento, é bom ficar atento pois os juros deste emprestimos pode se tornar muito caro. Quanto mais você deixar, pior fica. Seu sistema começa a criar fragilidades, que geram novas fragilidade e o custo de tempo para concertar um bug pode ser caro podendo até inviabilizar o projeto.

Obs: Sei que é possível você fazer rapído e direito, mas isso exige equipe e profissionais bem maduros, e normalmente este profissional deixa de ser desenvolvedor para serem lideres, mas isto já é uma outra historia.

Inspirado por:
http://martinfowler.com/bliki/TechnicalDebtQuadrant.html