Nós estamos acostumados a assumir que os outros pensem como nós, o que raramente acontece. E quase sempre julgamos estes por não entenderem ou fazerem coisas que são obvias para nós.

A melhor maneira de descobrir como o usuario pensa, é vendo como ele se comporta diante do seu sistema. Peça para um usuário fazer alguma tarefa que você considera simples no seu sistema, e que não seja muito especifica. Não o interrompa e de preferencia grave suas reações faciais através da web-cam, você irá se surpreender com os resultados!

Com estes resultados você poderá melhorar sua interface, e simplificar a maneira como o usuario utiliza seu sistema.

Você vai perceber que o usuário gosta de simplicidade e por mais que tenha um PDF com instruções de como tudo deve ser feito, ele prefere tentar mil maneiras a ler o help.

A parte legal é vai ser a descoberta que existe uma grande diferença entre o que os usuários dizem do que eles realmente querem e o do que eles realmente fazem. Isto é muito preocupante, pois sitemas são desenvolvidos com base no que o usuario diz. Mas a melhor maneira seria vendo como o usuário faz. Gastar um tempo analisando como o usuario irá usar seus sistema é muito mais informativo que passar um dia conversando com o usuario para descobrir o que ele quer.

Abaixo, um video bastatne interessante sobre empatia, uma caracteristica que bons designers de interface precisam ter. Este video sai do nosso mundinho de TI, indo parar um pouco nos extremistas e suas religiões, mas com uma certa abstração, ele tem muito a ensinar.

Link