Os gerentes de TI geralmente pensam em mil metodologias e tecnologias pra aumentar a produtividade e diminuir os custos de manutenção dos sistemas. Só que a burocracia e os inúmeros processos para que as mudanças na equipe ocorram geralmente impedem que essas boas idéias funcionem 100%. Que tal esquecer essa burocracia e você mesmo melhorar a qualidade do código produzido? É simples:

  • Escreva um código que outra pessoa possa entender.
  • Escreva seu nome no código.

Como assim? Escrever um código que outra pessoa pode entender é evidente que pode melhorar a qualidade de um programa. E que história é essa de colocar nome no código? O que isso pode melhorar na qualidade do código? Eu vejo da seguinte forma: quando eu coloco no cabeçalho de um código fonte o seguinte texto:

//
//  Copyright (c) 2008, [Nome da Empresa] 
//  All rights reserved.
//
//  Authors: 
//           
//           * Ivan Paulovich (ivan@100loop.com)
//           Blog: https://100loop.com/          
//           Messenger: ivanpaulovich@hotmail.com 
//

Eu mudo o meu comportamento naquele arquivo. O código fonte foi criado pelas pessoas citadas no cabeçalho, e psicologicamente eu quero que o meu nome esteja associado à um bom trabalho e passo a me policiar com o que estou fazendo. Eu procuro estimular que os desenvolvedores com que trabalho façam a mesma coisa, o que tem surtido efeito qualitativamente. Espero que vocês também possam fazer essas pequenas mudanças no local onde vocês trabalham.