Olá pessoal,

Meu nome é Michel Banagouro, sou instrutor, arquiteto e especialista em desenvolvimento web em .NET e agora também faço parte do 100loop. Obrigado André e Ivan e os demais membros por fazer parte deste grupo =)

Chocolatey

Para começar minhas contribuições por aqui vou falar um pouco sobre um Chocolatey, uma ferramenta que na minha opinião é extremamente útil para nós desenvolvedores.

O Chocolatey é um gerenciador de pacotes/aplicações para o Windows, algo como o Nuget é para as aplicações .NET, porém ele gerencia aplicações instaladas no Windows. Ainda não entendeu?

Vamos supor que você precise instalar o Google Chrome, Safari e o Firefox no seu computador. Você vai precisar acessar o site de cada um, baixar o executável e instalar um a um. Com o Chocolatey você executa apenas esse comando no prompt:

cinst GoogleChrome safari Firefox

Abaixo uma imagem ilustrando a execução. No caso eu já tenho esses aplicativos instalados então ele vai “pular” as instalações.

Chocolatey Install

Instalando aplicações com Chocolatey

Pronto!

O Chocolatey vai passar e instalar cada um deles na sequência. Esse tipo de recurso não é nenhuma novidade para o pessoal do Linux, eles tem um “carinha” parecido chamado apt-get que é o padrão do SO e eu sempre achei isso uma mão na roda. Além de instalar pacotes o Chocolatey desinstala e realiza atualizações também.

Windows Features e Web Plataform Installer

Para deixar o negócio um pouco mais louco para nós, que tal instalar features do Windows via linha de comando também? Como habilitar o Hyper-V, instalar o IIS ou até mesmo as ferramentas de desenvolvimento via Web PI? Só executar o comando passando o source de onde você quer obter, por exemplo:

cinst IISExpress -source webpi

cinst Microsoft-Hyper-V-All -source windowsfeatures

Demais!

O Scoot Hanselman fala um pouco mais de coisas avançadas sobre o Chocolatey aqui neste post:

http://www.hanselman.com/blog/IsTheWindowsUserReadyForAptget.aspx

Instalação

Para você começar a desfrutar dessa maravilha, precisa instalar o Chocolatey primeiro. Para isso abra o prompt e execute o seguinte comando:

@powershell -NoProfile -ExecutionPolicy unrestricted -Command “iex ((new-object net.webclient).DownloadString(‘https://chocolatey.org/install.ps1’))” && SET PATH=%PATH%;%systemdrive%\chocolatey\bin

Depois de executado já pode começar a utilizar.

Pacotes

Sua lista de pacotes já é bastante extensa incluindo o Visual Studio, Sublime Text, Team Viewer, Evernote, Git, MySQL, e muito mais. A lista completa dos pacotes você encontra aqui:

https://chocolatey.org/packages

Se você quiser pode criar seus próprios pacotes e subir lá no site, assim como é com o Nuget. Se tiver algum aplicativo que queira distribuir por lá, fique a vontade pois quanto mais melhor.

Links relacionados

Site oficial: https://chocolatey.org/
Pacotes: https://chocolatey.org/packages
Wiki: https://github.com/chocolatey/chocolatey/wiki