O Visual Studio 2010 permite ao arquiteto de softwares modelar a solução através da própria IDE, esse novo recurso é o Modeling Project. Para criar um basta acessar esse template:

image  

O Modeling Project permite que você crie uma série de diagramas. A minha dica de hoje vai para o Application Layer Diagram.

image

Com esse diagrama você pode representar visualmente as camadas da sua aplicação. Além disso o Visual Studio permite que você valide as dependências no seu projeto.

Agora se você está começando a modelar suas aplicações, saiba que você pode ter um ponto de partida interessante. A Microsoft possui um guia de arquitetura hospedado no Codeplex (sim. eu vivo com o Codeplex aberto!) e lá você poderá encontrar vários modelos sugeridos de como devem ser elaborados aplicações Web, SOA, Mobile e etc. São diagramas como esse:

image

Será que a Microsoft poderia facilitar ainda mais a minha vida e deixar esse modelo prontindo dentro do Visual Studio e permitindo que eu apenas insira meu diagrama e modifique somente o que eu julgar necessário? A resposta é sim.

 

O Visual Studio 2010 conta agora com uma galeria de Plugins para deixar a sua IDE turbinada, você pode acessar o Application Architecture Guide Layer Diagrams. E instalar os modelos no seu Visual Studio, com isso você terá as novas abar a seguir:

image

Cada um dos botões acima representa um diagrama de arquitetura sugerido no guia AppArch. Você precisa apenas arrastar para a sua área de desenho que um novo diagrama é criado e você precisa apenas modificar aquilo que seja diferente na sua solução.

O diagrama abaixo representa uma aplicação SOA. Além disso, ela vem com uma anotação informando de onde foi tirada a idéia, sugiro dar uma lida.

image 

Como sempre a cada lançamento de uma nova versão do Visual Studio ficamos entusiasmados com os recursos novos. Esse com certeza trará uma boa produtividade para os arquitetos. Quais são suas impressões sobre o que você tem visto? Dúvidas nos comentáris por favor.