Eai filhotes tudo bem? Recentemente nós do 100loop tivemos no Microsoft Road Show de Belo Horizonte, então tentaremos passar para vocês tudo que aprendemos lá.

Uma coisa bem bacana que foi apresentada foi a questão do uso dos helpers no Razor / WebMatrix.

O que são os Helpers?

São atalhos de blocos de códigos (Html e C#) que podem ser reutilizados na sua aplicação. Bom, ficará mais claro com os exemplos.
Você pode baixar helpers do Facebook, Twitter, bit.ly, ou seja: agora você pode ter um botão “like” na sua pagina ou encurtar URLs com apenas uma linha de código.

Fácil, muito fácil, mas e ai? como usamos esse trem?  Vou te mostrar:

Adicionando os Helpers

Você pode adiciona-los usando o NuGet ou o Package Manager (que acessa a base do NuGet). O meio mais fácil de adicionar os helpers no WebMatrix é criar um Site a partir de algum template ( Um Starter Site por exemplo ) ai basta dar um “run” e entrar em : localhost:xxxx/_admin  e adicionar uma senha para você:

 

image

Depois que você criar a senha o sistema vai pedir para você alterar o nome da pagina _Password.config para Password.config antes de continuar.

image

image

Você deve fazer isso por questões de segurança, já que apenas alguém com acesso ao servidor pode renomear o arquivo. Agora basta confirmar.
Pronto! Essa é a tela do Package Manager:

image

Você pode ver que é similar ao NuGet, da para ver os pacotes instalados e baixar outros pacotes.
Vamos baixar o helper do Facebook, para isso selecione “Online” no dropdown e pesquise o nome “Facebook”:

image

Basta instalar. Perceba que o Helper esta na pasta packages:

image

Pronto! Agora basta chamar o método que você quer, por exemplo vamos adicionar um botão de “Like”:

image

Só isso!

image

Para conhecer mais métodos desse helper você pode acessar http://facebookhelper.codeplex.com/.

Visual Studio e NuGet

Você pode usar os helpers em qualquer aplicação MVC 3 no Visual Studio também, além de poder usar o NuGet para baixar novos helpers.

Conclusão

Helpers são extremamente poderosos e simples de serem usados. Com eles sua aplicação MVC fica muito mais dinâmica e integrada as principais redes sociais e etc.

 

Abraços,