Na última semana publiquei mais um projeto “open source” no Codeplex, o Highcharts.Net. Tive a grata surpresa de ter feedbacks excelentes já nesta primeira semana… pessoas falando que o código as ajudou bastante e que esperam por novas features na API para suportar novas opções da biblioteca nativa do projeto em jQuery.

Pois bem, mais uma semana de trabalho duro, muita leitura e pesquisa e já temos evoluções significativas. A primeira delas é na parte de serialização. Até este sábado eu estava insistindo na serialização nativa do framework para fazer a transcrição dos objetos C# para javascript, através da System.Web.Script.Serialization.

Porém não tinha muito controle sobre o que estava sendo gerado durante a serialização e então resolvi aderir ao JSON.Net. Estou muito satisfeito com a mudança, pois consegui fazer os ajustes necessários para simplificar o “tratamento” das strings de serialização com apenas alguns atributos. Falarei sobre isso em breve.

Mas voltando ao assunto das novas features do Highcharts.Net, temos agora um controle maior sobre a renderização da legenda.

  • Podemos definir como será o texto do “hover” de cada nó do nosso gráfico, através da classe Tooltip, bastando informar uma string que contenha as palavras chaves “this.x” e “this.y“.
  • Temos também a classe Legend, que controla o aspecto visual da legenda do gráfico. Todas as propriedades são bastante intuitivas, portanto não preciso ficar explicando-as. Em breve farei uma vasta wiki contemplando todas as configurações.
//customização de tooltip
hcTemperatura.Tooltip = new ToolTip("this.x +': '+ this.y +' Kw/hora'");

//customização de legenda
hcTemperatura.Legend = new Legend
			{
				layout = Layout.vertical,
				borderWidth = 4,
				shadow = true,
				backgroundColor = "#e3e6be"
			};

Vejam como ficou o gráfico com estas configurações, reparem no tooltip e na legenda:

Aguardo o feedback de todos.