Este sábado nós tivemos o nosso primeiro SabaNerd! Nosso primeiro encontro contou com a participação de quatro “nerds”. Nos encontramos bem cedo (para um sábado) às 9:30 da manhã lá na minha casa. Fizemos um rápido café da manhã regado a coca-cola e pão de queijo…

Logo depois do café da manhã, desfizemos a mesa… e na sequência começamos a escovar bit. Afinal, nosso objetivo era conhecer um pouco mais de .net em um mini-curso ultra-rápido e não podíamos perder tempo. Começamos analisando o processo de desenvolvimento de software em três camadas… o que foi muito legal para dar uma boa fundamentada nos conceitos. Então partimos para o desenvolvimento no Visual Studio 2008. Foi interessante ver como não é necessário muita expêriencia com a tecnologia para que um profissional bem “embasado” de conceitos de Orientação a Objetos consiga rapidamente se familiarizar com a plataforma .net. O Wescley por exemplo é um profissional de Flex, e o tempo todo fazíamos analogias com a tecnologia que ele dominava… o mesmo valia para o Darlesson e para o Humberto.

Depois de algumas horas, já estávamos terminando nosso primeiro período de estudo… vimos como boas práticas para montar uma base de dados, criar diagramas de ER… depois conectamos nosso banco através do Server Explorer, criamos nossa solução no Visual Studio, montamos nossos projetos de Class Library, montamos nosso projeto web… e então fizemos um overview da sintaxe do C#. Então baixamos o projeto do Paulovich.Data e começamos a ver um pouco sobre os frameworks de persistência que encapsulam o ADO.net e facilitam o desenvolvimento. Chegamos a montar um pequeno cadastro antes de sair para almoçar… porque ninguém é de ferro.

Na hora do almoço… churrasquinho e mais coca-cola! Com todo mundo satisfeito, fizemos mais alguns minutos de intervalo antes de voltar para frente dos computadores… Não é necessário falar que nos divertimos muito neste sábado de estudo. Todos fomos beneficiados de alguma forma, e espero que no futuro a gente repita a dose.

Um grande abraço a todos.