Caros leitores, esse é o primeiro artigo de uma nova área do 100loop na qual pretendo expandir bastante e contar com a colaboração de outros profissionais aqui do blog, a área de Business Intelligence (BI).

A principal motivação para a criação dessa serie de posts é que hoje trabalho em um projeto pessoal de BI e gostaria de compartilhar com vocês meus desafios e experiências.

Acredito que a primeira coisa que os leitores procuram quando acessam um post introdutório sobre determinado assunto é a definição do conceito daquele assunto. Contudo, o conceito de Business Intelligence é daqueles que por sua grande amplitude é extremamente difícil de se definir em uma única e sólida definição. Mas aqui vai uma definição que considero no mínimo satisfatória:

“Business Intelligence (BI) é uma categoria ampla de aplicações e tecnologias para coletar, armazenar, analisar e fornecer acesso a dados para auxiliar usuários corporativos na tomada de decisões. Aplicações de BI incluem as atividades dos sistemas de apoio à decisão, consultas e relatórios, processamento analítico online (OLAP), análise estatística, previsão e mineração de dados.”

Para se ter uma ideia da amplitude do assunto, essa outra definição, que diga-se de passagem é bem menos técnica, descreve também de maneira bastante elegante o conceito de BI:

“Business intelligence (BI) é  um ambiente no qual os usuários empresariais manipulam dados que sejam confiáveis, consistentes, compreensíveis e de fácil manipulação. Com esses dados, os usuários são capazes de realizar análises que geram a compreensão global de que o negócio tem sido, onde está agora e onde estará, num futuro a curto e longo prazo. Business Intelligence tem duas finalidades principais, ela monitora a saúde financeira e operacional da organização através de ferramentas de relatórios, alertas, alarmes, análise de indicadores de chave de desempenho e dashboards e ainda fornece visões diferentes dos dados empresariais auxiliando na tomada de decisões.”

Portanto, como vocês podem imaginar, não é nada fácil chegar a um único conceito do termo BI e por isso teremos muito o que discutir aqui no blog sobre essa área que a cada dia me encanta e surpreende mais.

No próximo post vou falar sobre a importância do BI para as corporações e qual o cenário do mercado atual.

Até…