E pessoal, só na tranquilidade?!

Hoje pela manhã estive na faculdade para minha cerimônia de colação de grau, isso mesmo… formado há quase um ano, só agora resolvi ir lá fazer essa colação de grau. Essa oportunidade de voltar à faculdade me fez perceber o quanto a faculdade foi importante para minha carreira profissional. Lembrei-me de que na faculdade conheci grandes profissionais e mestres… alguns deles com o qual tive oportunidade de trabalhar de perto… outros somente conversas por email, mas também fundamentais.

Andando pelos corredores, em poucos minutos encontrei pessoas de várias fases da minha vida profissional… logo na entrada esbarrei com o Léo.. um cara com quem trabalhei na A&C.com há uns 6 anos atrás. Andando mais um pouco vi duas amigas com quem fiz o ensino médio, e na cerimônia de colação encontrei uma das pessoas que mais entende de Linux e Rede que conheço o Edigar. Ele também precisava colar grau. Minutos depois o coordenador do meu curso e hoje amigo Fred deu o ar da graça… o mais engraçado é que todos eles pediram para manter contato, afinal estamos na mesma área… sempre há possibilidade de precisar de um profissional de confiança, e nada melhor do que poder contar com um velho amigo.

Realmente a faculdade, ou qualquer outro ambiente acadêmico, possui este papel de criar networks… você conhece o fulano que conhece ciclaro que é amigo do beltrano… e acredite, um dia você vai precisar falar com este beltrano! Cedo ou tarde o mercado nos coloca novamente juntos e tudo pode ficar mais fácil ou mais difícil dependendo do seu network. Uma dica que posso deixar a todos é a seguinte: faça amizades, conheça as pessoas que estudam com você, procure pessoas com as quais você pode aprender alguma coisa… e claro, sempre que possível… ajude outras pessoas… você pode ser a referência de alguém.

Faça Networking!