Antes de começar a desenvolver nossas soluções devemos planejar o nosso trabalho. Um documento que agrega muito ao entendimento do problema é o Diagrama ORM da aplicação, nele podemos visualizar os relacionamentos entre as entidades de um ponto de vista mais genérico.

Vejamos alguns casos de uso e vamos extrair os objetos:

  • Clientes entram com critérios sobre o tipo do veículo que desejam comprar. O critério de comprara inclui ano, marca, modelo, motor.
  • O sistema deve procurar no estoque o veículo que mais se aproxima do critério submetido pelo cliente. Os veículos são listados em uma lista com uma foto e outros detalhes.
  • Clientes podem selecionar um ou mais veículos que desejam mais detalhes. O sistema deve solicitar os dados de contato do comprador (nome, endereço e telefone). Essa informação é encaminhada para o representante comercial mais próximo do cliente que irá contatá-lo.

Nesse caso de uso podemos identificar alguns objetos: cliente, veículo, critério de busca, estoque, detalhes de contato e representante de vendas.

Vejamos como eles poderiam estar no nosso diagrama: 

image

Esses objetos que nós identificamos se relacionam no nosso projeto, vamos agora desenhar as ligações entre os objetos:

image

O próximo passo é escrever como os objetos se relacionam, nesse momento procuramos por verbos que expressem o relaciomento. Vejamos:

image

O último passo para termos o nosso diagrama completo, é desenharmos as restrições, Vejamos como fica:

image

Sobre notação ORM existem várias informações na internet, agora se você deseja ver isso aplicado a tecnologia .NET recomendo ler o livro que estou lendo