Fala filhotes! Hoje vou falar sobre algumas novidades do Nuget e sobre como adicionar o seu projeto ao repositório oficial! Meu ultimo post sobre o Nuget mostrava como criar um repositório local que era uma forma interessante de compartilhar o seu projeto apenas para sua empresa ou um grupo de pessoas mas adicionando ele ao repositório oficial, todo mundo irá ter acesso ao seu projeto. Dia 08/02 teve o MVCConf e o Phil Haack mostrou as melhorias do NuGet com relação ao envio de pacotes, já que antigamente era algo muito precário.

Mudanças

Como disse antes, antigamente ( cerca de 1 mes atrás ) para enviar um projeto ao Nuget era preciso usar um SVN, clonar todo o repositório (sim, baixar TODOS os outros projetos para sua maquina ) depois enviar o seu projeto, criar um fork na página do NuGet no codeplex, e só depois de ser aprovado pelo moderador o seu projeto era atualizado, sem contar a certa dificuldade para ver todos os projetos do NuGet. Bom, mas todo bom programa começa de algum lugar.

A Galeria

Uma das novidades que mais marcaram o NuGet foi o site da galeria de projeto: http://nuget.org. Com esse site você pode ver e principalmente adicionar novos projetos ao NuGet, basta fazer um upload e pronto! Além de poder ver todos os pacotes e em breve adicionar comentários e notas.

Olha o Paulovich.Data lá:

image

Adicionando/Atualizando um Pacote

Para adicionar ou atualizar um pacote, o procedimento é o mesmo: basta gerar um nupkg (Nuget Package) do seu projeto ( como gerar um package ) e enviar para o site usando o próprio sistema de upload dele ( em Contribute > Add New Package ). Na nova tela configure o nome do seu projeto e as tags:

image 
image

Você também pode fazer um upload de uma logo para seu projeto. Como podem ver é tudo bem simples, depois basta procurar nos packages (de vez enquando demora um pouco para aparecer) para achar o seu pacote:

image

 

Detalhe: Apesar de aparecer todas as versões no site como projetos diferentes, no programa do NuGet só aparece a ultima versão, já fazendo um merge dos números de downloads.

Via Linha de Comando

Você também pode fazer isso via linha de comando, se você for em My Account no site do NuGet você vai ver um Access Key:

image

Na pagina há um exemplo de como usar o comando, basta chamar ele passando seu package e boa!

image

 

Então galera, o NuGet melhorou muito nesses meses para cá mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Um detalhe importante é que sua conta precisa ser aprovada pelo moderador para você poder publicar projetos no NuGet. Mas no mais é isso, o NuGet ainda é beta então pode ter alguns bugs, mas o importante é saber que ele anda sendo atualizado constantemente!

Confira o site do NuGet: http://nuget.org
E a nova versão do Paulovich.Data http://paulovich.codeplex.com

Espero que tenham gostado, ate mais!