Um dos cuidados que devem ser observados na criação de um website é a escolha da família de fontes que será empregada nos elementos textuais do projeto. Isso é fácil de perceber, pois nos causa uma certa extranhesa navegar num site onde em uma mesma página podemos encontrar as vezes mais de quatro famílias de fontes diferentes.

Além do aspecto visual ficar comprometido, casos assim criam um efeito ainda mais negativo e que pode comprometer até mesmo o entendimento das informações expostas no website. Digamos que de um parágrafo para outro de um texto as fontes mudem drásticamente. Mesmo que o usuário continue lendo os textos, de forma subconciente é provável que ele se pergunte: "Será que isso é uma continuação mesmo, ou estou lendo outro texto? Porque separaram o texto em duas fontes?". E logo criamos um ruído na comunicação.

É também importante frisar que um bom planejamento da disposição das famílias de fontes, negritos, itálicos e tamanhos podem e contribuem para uma melhor compreensão das informações no site. Dispor os textos que compõem informações hierárquicas com fontes de títulos que tenham diferentes tamanhos evidenciando esta hierarquia é um excelente exemplo. Usar títulos com fontes de famílias diferentes do texto também, pois cria uma pausa entre um assunto e outro. Ou seja, como podem ver um webdesign deve compreender que além da estética, precisamos criar artifícios que dêem suporte as informações e exponenciem a posibilidade de compreensão dos usuários.

Além disso, na internet, precisamos conhecer as limitações de estar lidando com diferentes computadores ao mesmo tempo. Ou seja, precisamos trabalhar com o grau máximo de compatibilidade para garantir que todos os usuários que visitam nosso website o verão assim como nós o planejamos. Por isso existem fontes que são consideradas "fontes padrão" na Internet. São elas: Arial, Verdana, Courier e Times New Roman. Isso porque as chances delas existirem instaladas no computador dos seus visitantes são muito altas. Então é sempre bom trabalhar com estas fontes.

Agora que você conhece os principais conceitos, exercite seus conhecimentos instalando algumas fontes que você pode baixar no site DaFont gratuitamente. Lembre-se de instalar as fontes antes de abrir o Photoshop para que ele possa carregá-las ao abrir.