Conforme anunciado por aqui, dia 19/05/2011 na Faculdade Inforium aconteceu um evento chamado Microsoft Technet – Encontro de Comunidades – BH, e neste evento eu palestrei sobre as Boas Práticas de Programação em linguagens Orientadas a Objeto.

O evento foi um sucesso e desde já quero agradecer a presença de todos.

Nesta palestra eu expus várias práticas recomendadas quando se trabalha orientado a objeto, expliquei 2 conceitos do S.O.L.I.D que foram o conceito de SRP(Principio da Responsabilidade Única) e o OCP(Principio Aberto-Fechado). Também falei sobre o Pattern DIP(Injeção de Dependência) que é uma das formas de IoC(Inversão de Controle) e no final da apresentação eu fiz um Demo mostrando uma das maneiras da Injeção de Dependência, neste Demo eu utilizei para fazer a injeção a biblioteca Enterprise Library 5 e um de seus Application Block que é o Unity.

Nesta Demo que apresentei no final da palestra, eu gostaria de ter demostrado também o Pattern Observer que pode ser facilmente criado a partir da minha da minha Demo de DI, mas como não houve tempo hábil, não foi possível demonstrar, mas estou deixando aqui o link para a minha Demo de DIP e tambem a evolução para o Observer. Segue também o PPT da apresentação para aqueles que gostariam de rever as boas práticas e aplica-las no seu dia-a-dia.

Link para o PPT: The Best Practices OOP
Link para as Demos: Demos de DIP e Observer

Um forte abraço a todos