E aí pessoal,

Hoje vou escrever sobre minhas últimas semanas. Venho trabalhando no planejamento de um sistema web mobile e com isto tenho sido impulsionado a estudar muitos assuntos relacionados. Algumas coisas me fizeram ficar bem preocupado com o futuro próximo das novas gerações de aplicações mobile… isso porque estamos vivendo um período parecido com o que já foi vivido pelas aplicações web para desktop, um tempo em que havia um batalha desenfreada pela criação de padrões. Acho que todos se lembram da época no IE 4.0 e Nestcape inventavam padrões e mais padrões… e até hoje quem desenvolve para Web colhe os frutos desta briga.

Pois é, as aplicações mobile estão indo pelo mesmo caminho… os browsers evoluem rapidamente e isso é muito bom, mas infelizmente cria num curto espaço de tempo uma distancia muito grande entre browsers extremamente incompatíveis, e claro, cada uma das empresas aproveita para criar o seu “diferencial”, e esta é a verdadeira armadilha.

Não é incomum ver casos de sistemas que possuem várias versões por conta das diferenças dos browsers. Esta é uma situação que pretendo evitar, nem que para isso precise apostar na rápida evolução dos browsers e tenha que nivelar num ponto médio e infelizmente assumir que uma série de dispositivos não serão suportados, por terem browsers “obsoletos”.

Estou atualmente testando minha aplicação no Android (num browser que tem sido chamado de Chorme Mini, baseado no webkit), no Iphone (num browser poderosissímo), no Windows Mobile 2003, 5.0, 6.0, além dos Blackberrys e Nokias (que possuem browsers próprios).

Nos próximos posts falarei sobre os emuladores para quem interessar.

grande abraço a todos.