Esta semana passei algumas horas para abrir um projeto no meu computador novo. Isso porque, assim que peguei o computador instalei direto os softwares mais novos, Visual Studio 12, Asp.Net MVC4 etc… o que eu não esperava é que instalando primeiramente estes softwares eu fosse ter problemas para instalar o MVC3, como fui descobrir mais tarde.

print-erro

Portanto, se você assim como eu, esta vendo uma tela igual a esta sempre que tenta fazer a instalação do MVC 3, pare de fazer o download e começar de novo achando que o arquivo está corrompido… Não é este o problema. Parando para analizar melhor o problema. Resolvi ler o arquivo de LOG que é gerado ao final da instalação e que neste caso teria informações sobre o erro.

print-erro-log

Repare no erro que o erro apontado é: “A later version of NuGet is already installed.”, ou seja, “Uma versão mais recente do NuGet já está instalada”. O estarnho é que a instalação não consegue apenas ignorar a versão mais recente e simplesmente continuar a instalação dos demais componentes e faz o roll back de toda a instalação. A dica para resolver o problema é seguir os seguintes passos:

1: Fazer a instalação da mesma forma que você estava fazendo. Eu sei, isso parece estranho, pois nós sabemos que ela vai falhar de novo. Mas precisamos que  a instalação chegue até o fim. (naquela tela lá de cima, que diz: “Installation did not succeed.”). É muito importante que você não clique em “Finish”. DEIXE A TELA ABERTA.

2: Se você mantiver a tela aberta, o Rollback não vai excluir os arquivos da pasta temporária. Então você precisa ir até a pasta: “d:/Temp/ext27692”. (Ou outra unidade que você tiver aí no seu computador). Faça uma cópia dos arquivos em outra pasta, pois eles serão apagados quando você fechar aquela primeira tela.

3: Depois de todo este trabalho, você tem todos os arquivos de instalação e só precisa executar os instaladores dos componentes que precisa separadamente.

4: Normalmente tudo que você preicsa instalar é: AspNetWebPagesVS2010Tools.msi e então AspNetMVC3VS2010Tools.msi.

print-arquivos

Pronto!  O ASP.NET MvC3 Tools agora foi instalado! Depois de fazer isso, meus projetos MVC3 passaram a carregar normalmente no meu VisualStudio 2010. Espero que esteja lendo este artigo, antes de perder muitas horas procurando uma solução. Eu a encontrei com a ajuda de um amigo (Vinicius Diogo), neste link.