No ano passado eu listei algumas coisas que eu poderia melhorar e conseguir criar programas melhores. Eu não vou fazer aquela humilde lista novamente, vou dizer pra vocês algumas coisas que eu efetivamente consegui melhorar.

Sobre livros, fiz grandes aquisiçoes esse ano. São o melhor investimento que eu posso fazer atualmente, o retorno é garantido. Infelizmente tempo é um recurso natural não-renovável e eu não tenho grandes recursos para investir.

Faculdade, eu mudei de curso e encontrei novos obstáculos. Existem coisas que me desmotivam, e outras são bem divertidas. Mas a minha dedicação esse poderia ser maior. Ano que vem vai ser diferente.

Sobre novas tecnologias, desde que eu passei a dedicar mais tempo a comunidade. Eu tenho visto muitas tecnologias novas, e as vezes parece que temos que implementar tudo. Esse ano eu pude perceber que em projetos com um ciclo de vida maior precisamos usar as ferramentas mais sólidas e em projetos menores podemos ser mais flexíveis.

Sobre certificações, nesse ano eu fiz algumas provinhas e tenho algumas provas marcadas. O que a certificação me ajudou?

  • Maior reconhecimento no trabalho, sim.
  • Mais din din, nem tanto por esse motivo.
  • Ficar antenado com as boas práticas. Ver que existe muito a aprender, sim.
  • Perceber que certificaçao é uma dica do melhor caminho a ser seguido para aprender uma tecnologia microsoft, sim.