Fala moçada! Tudo na maior tranquilidade?! Espero que sim…

Depois de falar do android, vamos continuar a sequência de posts sobre os simuladores de dispositivos móveis falando um pouco sobre o Emulador do BlackBerry. Para aqueles que não sabem os BlackBerry’s foram os aparelhos celulares que deram origem à categoria hoje conhecida como Smartphones, pois traziam o conceito de internet no celular… com recursos de edição de texto, emails e visualização de arquivos de Word, Excel e outros.

Falando de características, o BlackBerry me agradou muito em todos os aspectos… navegação, menus, velocidade de processamento e aquele que tem sido a minha principal fonte de pesquisa (o Browser) também não ficou atrás. O navegador é bem fiél ao CSS que escrevi para minha aplicação.

Para iniciar a testar minha aplicação no BlackBerry foi bem fácil, bastou ir ao site e baixar uma das versões do emulador com seu respectivo OS. Aqui está a lista de versões. Eu baixei a 4.7.0 que é está aí na imagem. Depois de baixar é só instalar, um novo menu vai aparecer no iniciar (Research In Motion > BlackBerry Smartphone Simulators 4.7.0 > 4.7.0.41 > 9530), é só clicar no 9530 que o emulador será “startado”. Mas ainda não estamos 100% preparados para testar nossas aplicações WEB neste emulador… isso porque ele não acessa a internet. Fiquei um bom tempo procurando uma configuração para habilitar o emulador a navegar na internet usando minha placa de rede. Depois de pesquisar um pouco encontrei a solução. O segredo é um software chamdo MDS. Você pode baixá-lo neste link. Instale, inicie-o e depois abra o emulador novamente.

Fazendo isso, um prompt irá aparecer…

Agora sim! Você pode navegar pela internet, acessar seu localhost (pelo IP, blz?) e testar sua aplicação web mobile. O grande lance é que o MDS simula um rede GPRS, desta forma o emulador navega normalmente. Bem legal, mas acho que deveria vir junto como emulador, ou estou sendo muito exigente?

Abraço para todos!