Olá amigos, muitos de vocês devem se recordar quando no ano passado vazou por alguns instantes na internet uma rede social da microsoft (socl.com), que em pouquíssimo tempo foi logo substituída pela mensagem:

“Obrigado pela visita. O domínio Socl.com é um projeto interno de uma equipe Microsoft Research, que foi erroneamente publicado”

Pois é, no domingo passado – dia 20 de maio de 2012 – a microsoft soltou a versão “correta” da rede social com o endereço so.cl (que possui a pronúncia fluida de “Social”).  Não vou entrar em detalhes gerais, até porque sites dando a notícia não faltaram (separei este pois foi a melhor matéria sobre o assunto até o momento, vale a pena lerem), e você pode ler sobre na própria FAQ do site.

Após brincar um pouco com a ferramente, gostaria de compartilhar com vocês minha experiência, e o que me chamou mais a atenção.

A rede se diz focada no público estudantil, e realmente vi um potencial muito bom no que se refere ao aprendizado de maneira geral, pois a final, na nossa área a busca pelo conhecimento está na veia de cada um de nós.

1º!

A feature que achei mais interessante é o compartilhamento das buscas. Ao usar o so.cl para buscar uma expressão, como “NoSQL” por exemplo, ele traz os resultados das buscas dos itens já compartilhados na comunidade, e em seguida uma lista de resultados do Bing. E sempre que clicamos para abrir um novo link, ele automaticamente “compartilha sua visualização” como um post.

O que isto tem de legal?

A primeira coisa que isto tem de legal, é que você visualiza primeiro o resultado que as pessoas que você segue (como no twitter) já visualizaram, supondo que você segue pessoas as quais você respeita a opinião, isto pode inclusive superar suas expectativas de relevância em relação ao Google por exemplo.

A outra é que você consegue acompanhar em seus Feeds, o que as pessoas que você segue estão pesquisando no momento, e ficar no rastro da informação e participar da formação de uma ideia e não somente “ler um post daqui a um mês, tendo de mastigar a opinião de quem a postou” e só depois passar a correr atrás da informação e tirar suas próprias conclusões… é como estar junto com a GOF na hora de criar os patterns originais, e não apenas ter de ler o trabalho deles depois.

2º!

A segunda coisa que achei relevante em relação as demais, são o que eles chamam de “Video Party”, que basicamente é fazer uma Playlist de vídeos de Youtube e deixar tocando, enquanto todos os seus amigos veem ao mesmo tempo e você tem um Chat para ir trocando uma ideia.

Nem preciso comentar o potencial que isto tem para treinamentos, aulas ou apenas curtição… podemos fazer um curso online realmente em turma, todos juntos e numa interface totalmente divertida (não que não haja outros mecanismos para isto, mas há o potencial), e novamente, surge a oportunidade de participar da criação.

Imagine participar da montagem de uma coletânea em vídeo, onde todos podem opinar sobre o que entra e o que não entra em uma campanha publicitária por exemplo, ou ajudar o mundo canibal a preparar o novo partoba! Seria muito legal…

!

Não é apenas compartilhar os resultados de sua peregrinação, mas compartilhar seu caminho com os outros e mais, permitir que eles ajudem a construir estes resultados.

Sei que posso estar sendo otimista demais (talvez utópico) – não seria a primeira vez, claro – mas vi potencial… tomara que continue no rumo…

No mais

Além destes e de poder ser definida como ferramenta de busca padrão do browser, no mais a rede conta com alguns recursos que o Facebook e o Google+ já contam, deixando de implementar uma série de outros. Porém com as palavras do próprio time: “A ideia não é concorrer com nenhum deles”.

Há uma série de problemas ainda, por exemplo:

  • temos duas formas de entrar no sistema, via LiveID ou Facebook, e não há como linkar uma na outra, se entrar com uma e depois com outra, você terá duas contas.
  • não há um botão de logout na cara (ou pelo menos não até agora a pouco), a forma mais fácil de sair que achei foi mandando excluir minha conta
  • a função de tradução padrão não é usada em lugar nenhum do sistema

e por aí vai…

Mas a equipe está o tempo toda atenta aos feedbacks da comunidade e respondem prontamente a todas as issues abertas. Hoje mesmo eu postei uma sugestão de melhoria e em menos de 3 horas fui contactado por uma colaboradora do time.

Acho esta uma ótima oportunidade para podermos ajudar a moldar este novo serviço.

Cadastrem-se e divirtam-se um pouco, e sempre que possível compartilhem conosco sua opinião.

Enjoy!