Olá amigos, há alguns meses escrevi sobre LessCSS que é um poderoso plugin jquery que torna o CSS comum em uma linguagem dinâmica e muito mais produtiva. Porém, como todo plugin desta natureza, ele consome um tempo de processamento no browser para funcionar. E quando somamos com o tempo de processamento de todos os outros plugins muitas vezes necessários ao projeto, podemos chegar a um fator de criticidade que devemos atuar. Neste caso, temos uma opção server side que pode ser instalada facilmente chamada de “.Less” (ou como se pronuncia “dotLess”).

Esta wrapper funciona com base em um httpHandler, que trata as requisições  aos arquivos “.less” no seu projeto “entregando” ao browser diretamente o arquivo “.css” sem necessidade de nenhum processamento do lado cliente. O mais legal é que isso acontece de forma transparente, sem que você tenha que chamar método algum, já que toda a mágica acontece diretamente no IIS. Ele ainda oferece opções de controle de cache e compresão (minify).

Instalando o dotLess

  1. Primeiramente efetue o download da última versão do projeto no GitHub.
  2. Após baixar, adicione a referência à dll dotless.Core ao seu projeto.
  3. Configure o HttpHandler ao seu Web.Config, da seguinte forma:
Adicione a seção para o dotless nos HttpHandlers.
<add type="dotless.Core.LessCssHttpHandler,dotless.Core"
	validate="false"
	path="*.LESS" verb="*" />
Configure a seção que você acabou de criar assim:
 <section name="dotless"
	type="dotless.Core.configuration.
	DotlessConfigurationSectionHandler
	,dotless.Core" />

Agora configure suas opções de compressão e cache.

<dotless minifyCss="false" cache="true" />

Pronto! Agora é só começar a usar o Less em seu projeto.

Usando NuGet

É claro que é possível ainda utilizar o NuGet e simplificar todo esse processo aí em cima. Para isso, vá na seguinte opção do visual studio: Tools > Library Package Manager > Add Library Package Reference e procure pelo projeto “dotless”. Em seguida, apenas clique em “install”.

Repare que ao fazer o processo de instalação pelo NuGet. Ele faz exatamente o processo de configuração do Web.Config e adiciona a referencia da dll do projeto como descrito acima, porém automaticamente.

Tudo que precisa fazer agora é alterar a extensão dos arquivos .CSS para .LESS e utilizar todo poder da sintaxe para tornar seu trabalho mais fácil, dinâmico e produtivo.