Este o primeiro primeiro post de uma série, onde trataremos de UML aplicado no Processo Unificado. Trataremos de maneira pratica é teórica a aplicação da UML no ciclo de fabricação de um projeto de software utilizando UP.

UML (Unified Modeling Language) é uma família de notação gráfica, apoiada por um metamodelo único, que ajuda na descrição e modelagem nos projetos de sistemas de software que utilizam o paradigma de OO( Orientação a Objeto). O metamodelo UML se divide em duas famílias com características distintas, trataremos do diagramas de cada família nos próximos posts, veja diagrama abaixo.

UML_caracteristica

          A principal finalidade da modelagem é explorar o conhecimento do domínio do negocio onde o projeto está inserido, ‘fazer UML’ não é criar pilhas e pilhas de digramas e deixar na mão da equipe de desenvolvimento. O nível de abstração e a velocidade de compreensão em uma modelagem UML é mais ágil que em uma analise em códigos, em resumo tenho duas palavras para UML: comunicação e entendimento.Em um processo de desenvolvimento de software é necessário a transformação dos requisitos do cliente em artefatos (diagrama, código, template, gráfico e qualquer outro documento de trabalho) e assim temos subsidio para a fabricação do sistema desejado.

Em um processo de desenvolvimento de software é necessário a transformação dos requisitos do cliente em artefatos (diagrama, código, template, gráfico e outro qualquer documento de trabalho) e assim temos subsídios para a fabricação do sistema desejado.

O UP ( Processo Unificado) é um processo de desenvolvimento de software que enfatiza a utilização de da UML em seus ciclos, presente em suas fases (concepção, elaboração, construção e transição) e nas disciplinas: modelagem de negocio, requisitos e projeto. Veja o gráfico de baleia abaixo.

 

UP

 

No próximo post trataremos de um dos mais importantes artefatos de um projeto do desenvolvimento de software o diagrama de Caso de Uso e seu Modelo ( detalhamento ).

Onde aprender mais:

UML:  uml.org, guia pratico

UP: OpenUP, RUP