Quem já teve que prover um conteúdo de missão crítica e, portanto, teve que criar um webFarm já deve ter passado pelo problema de manutenção de ter que manter as configurações sincronizadas entre os webServers, não é mesmo? Pois bem, o IIS 7 traz um inovador recurso chamado Shared Configuration ou “Configurações Compartilhadas” que veio para te resgatar e facilitar sua vida.

Graças ao novo método de armazenamento de configurações do IIS 7, que é 100% em cima de arquivos XML este recurso tornou-se possível.

Como funciona?

Você exporta as configurações do servidor A para um compartilhamento, criprografando o conteúdo, para segurança e em seguida aponta o IIS do servidor A, e todos os demais para este arquivo. A partir daí, as alterações feitas em um webserver refletem nos demais imediatamente, exceto o estado de um website.

Requisitos:

  • Ter um caminho CIFS confiável tal como um NAS, referenciado aqui como “servidor de arquivos”
  • Windows 2008 com a Role WebServer instalada.

Como fazer:

Abre o Internet Information Services Manager do primeiro servidor, chamemos de servidor master.

Clique no nome do seu webServer

Clique em Shared Configuration (último ítem da lista de funções)

image

A seguinte tela será aberta, clique em “Export Configuration”.

image

A tela abaixo será exibida, preencha conforme explicado:

  • Physical Path: Caminho onde você vai gravar os arquivos de configurações do IIS
  • Connect As… Se você precisar especificar credenciais adicionais, para ter acesso ao compartilhamento, clique neste botão e informe.
  • Encryption keys Password: Senha da chave criptográfica que o IIS irá usar para criptografar dados sensíveis dos arquivos de configuração e garantir asegurança dessas informações.
    • OBS: Esta informação não pode ser perdida, sob o pena de perder todas as configurações do IIS.

image

 

Clique em OK, se tudo tiver certo, você receberá uma mensagem de dados exportados com sucesso, em seguida, marque o check “Enable Shared Configuration” e preencha os dados como exemplificado abaixo.

 

image

Clique em “Apply” e pronto! Você ativou o Shared Configuration para o servidor primário, agora basta passar em todos os servidores e repetir o último passo e voilá, muitas horas serão economizadas ao criar ou excluir novos webSites, alterar configurações e etc.

Sugestão do amigo:

Aproveite que terá que ter um compartilhamento de arquivos confiáveis e hospede também os arquivos da aplicação lá (em pastas distintas), assim não precisará replicar arquivos.

Espero que aproveitem muito deste novo recurso do IIS 7 que é uma verdadeira maravilha (pense em 15 webservers com 100 websites para gerenciar).

Até a próxima pessoal!