Olá pessoal, tudo bem?

Compartilho com vocês sobre uma ferramenta muito interessante – o App Studio. Com ele podemos criar aplicações para Windows Phone de uma maneira muito simples e interativa. Efetuei alguns testes e fiquei surpreso com a qualidade e facilidade para se criar apps e em alguns poucos passos.

Como funciona?

Para inicar o App Studio você deve acessar o site: http://apps.windowsstore.com
Logo após acessar o site clique no botão “Start Build” e em seguida entre com a sua conta Microsoft. Se é o seu primeiro acesso, será solicitado uma permissão para compartilhar suas informações com o AppStudio. Após aceitar basta configurar o seu nome e e-mail, aceitar os termos e clicar em “Register”. Pronto! Agora você está apto a criar uma aplicação. O processo de criação é bem simples.

Criando uma Aplicação

A tela principal do AppStudio, chamada “Dashboard”, permite que você visualize as aplicações criadas e também o seu profile. Como é praticamente a primeira aplicação que criaremos, clique no botão “Create App” conforme imagem:

Criando uma App no App Studio

Criando uma App no App Studio

Inicia-se a etapa de criação. Neste momento seremos direcionados para a primeira etapa da nossa aplicação. Nesta etapa temos a opção de criar uma aplicação em branco ou empty ou utilizar um template. A diferença entre as duas opções é que caso  opção seja a utilização de um template pronto, teremos uma base de aplicativo totalmente configurada e com isso customizamos o que for necessário. Esta opção é bem interessante porque nos permite aprender vários recursos desta ferramenta. Abaixo a tela da etapa inicial:

Escolhendo o tipo de template

Escolhendo o tipo de template

 

Para um primeiro exemplo, selecione a opção “Create an empty app”. Vamos criar uma aplicação simples lendo um rss do site G1. É um exemplo com fins didáticos.

Definindo informações da aplicação

O nosso trabalho agora é somente configurar os parâmetros e objetivos da nossa aplicação. Primeiro devemos determinar o nome, descrição,  imagem e sua linguagem padrão da app, como é exibido na figura abaixo:

Informações da App

Informações da App

Ao lado do formulário de informações existe uma simulação de como será a aplicação. A medida que editamos os campos do formulário, a pré-visualização é atualizada. Temos uma real noção de como será a nossa APP.

Informe os seguintes dados:

  • Title: Leitor Rss G1
  • Description: Leitor de notícias do site G1
  • Default Language: Protuguese (Brazil)

Clique em Next.

Definindo o conteúdo da aplicação

Neste passo vamos definir o que a nossa aplicação faz. O App Studio nos fornece algumas opções. Temos:

  • Data Sources – são nossas fontes de dados, de onde vem as informações que serão exibidas na aplicação. O DataSource pode ser um link de RSS, uma coleção estática cadastrada por nós mesmos, vídeos do Youtube, etc.
  • Application Sections – São sessões da aplcação. Nesta sessão podemos ter uma Section que nada mais é do que um agrupador de páginas. O App Studio nos permite ter até 6 sections por aplicação. Além disso temos a opção de Menu que pode ser um link para uma section existente ou para um link da web.
Conteúdo da App

Conteúdo da App

 

Em nossa aplicação vamos criar uma Section. Clique no ícone “+” ao lado da palavra Sections e selecione a primeira opção “Add Section”.

Na nova página, defina as seguintes propriedades:

  • Section Name: Últimas Notícias
  • New DataSource: Selecione a opção RSS
  • DataSrouce Name: dsGloboNoticias

Clique no botão Save Changes.

Criando uma Section e DataSource

Criando uma Section e DataSource

Após definido o DataSource, temos que configurar de onde vêm as informações para esta fonte de dados. A próxima tela será exibida:

Configurando o Conteúdo

Configurando o Conteúdo

 

Clique no DataSource dsGloboNoticias.

Uma nova tela será exibida. Esta tela tem como o objetivo definir de onde iremos buscar as notícias, no caso da nossa app. Informe o seguinte link no campo “RSS insert your feed” e em seguida clique no botão “Refresh”: http://g1.globo.com/dynamo/rss2.xml

Você deve ter a seguinte tela após completar a ação acima:

Configurando o DataSource

Configurando o DataSource

As notícias já foram carregadas através do link do RSS do site da globo. Clique no ícone “V” para confirmar o DataSource.

Será exibida a tela que contendo todas as Sections e DataSources criados. Fique a vontade para manipular o layout da aplicação conforme o seu gosto clicando no link “UltimasNoticias” em Section Pages.

No simulador já podemos conferir uma pré-visualização de como será a nossa aplicação.

Clique na opção Next.

Definindo o estilo visual da aplicação

Vamos configurar como será a nossa aplicação visualmente. Temos 3 opções de configurações:

  1. Style – que são as definições de cores da aplicação.
  2. Tiles – que é a configuração de como será o Tile na aplicação caso o usuário faça um Pin da mesma na tela principal do telefone.
  3. Splash & lock – como será a tela de Splash Screen da aplicação(uma tela apresentada por alguns segundos quando a aplicação é iniciada) e como será a tela da aplicação que será exibida no lock screen do telefone.
Definindo o estilo de cores

Definindo o estilo de cores

 

Definindo o estilo dos Tiles da App

Definindo o estilo dos Tiles da App

Definindo o estilo do splash e lockscreen

Definindo o estilo do splash e lockscreen

Todas essas configurações são bem simples. Vamos manter as configurações padrão, mas tenha liberdade de customizar a sua maneira.

Clique no botão Next

Gerando a aplicação

Concluída todas as etapas temos que gerar a aplicação. Neste passo podemos gerar ou visualizar um resumo da nossa aplicação(Como a mesma será exibida na Store).

Vamos selecionar a opção “Generate App”.

Gerando a App

Gerando a App

Será exibida uma mensagem de confirmação da geração. Confirme e aguarde.

Após concluído o processo de geração a seguinte tela será exibida:

Aplicação Gerada

Aplicação Gerada

Sua aplicação está criada e além de instalar no seu telefone, você pode baixar o código fonte para aprender um pouco mais de como ela foi desenvolvida.

Caso deseje publicar a aplicação na Windows Store, acesse o seguinte Link para obter mais informações: http://msdn.microsoft.com/library/windowsphone/help/jj206724(v=vs.105).aspx

Conclusão

O App Studio é uma ótima ferramenta que nos permite criar aplicações muito interessantes sem ter a necessidade de escrever qualquer linha de código. Qualquer um pode utilizá-la, desenvolvedores e não-desenvolvedores. Aconselho você testar e criar aplicações através dos templates para aprender sobre alguns recursos bem interessantes não descritos neste post.

Espero que tenham gostado pessoal e aproveitem para criar várias aplicações.

Obrigado e até o próximo post!