Olá a todos, hoje vamos dar inicio a uma série de artigos sobre o novo framework para desenvolvimento de jogos criado pela Microsoft, o Microsoft XNA Framework.

Pois bem, muitos devem estar se perguntando o que vem a ser esse tal de XNA, vamos tentar esclarecer ao máximo essa questão.

Microsoft XNA é o novo framework desenvolvido pela Microsoft para auxiliar os desenvolvedores no processo de criação de jogos tanto para Windows quanto Xbox 360. A Microsoft manteve em segredo esse framework até meados de 2004, quando ele foi anunciado oficialmente na Games Developers Confere. A primeira versão lançada foi o XNA 1.0 e se deu por volta de novembro de 2006, era um framework novo, pouco conhecido mas que já ajudava bastante o programador a criar seus jogos para Windows sem se aprofundar demais no DirectX. Com o passar do tempo a Microsoft fez modificações consideráveis no XNA Framework principalmente no que diz respeito a conexões em rede que antes na versão 1.0 não existia a partir daí o XNA sofreu várias modificações e atualmente foi lançada a versão 3.0 que dá um melhor suporte a MP3, coisa que não existia na versão 2.0.

O XNA possui uma rica API para criação de jogos 3D assim como jogos 2D, além de permitir a manipulação de som e entrada de dados como teclado, mouse e joystick (XBox 360).

O Microsoft XNA Framework incorpora as funcionalidade do DirectX, sendo assim os desenvolvedores não precisarão se “preocupar” tanto em utilizar funções diretas e dll’s do DirectX para manipulação de Texturas, acesso a certas funcionalidades como reconhecer qual tecla foi pressionada dente outras. Mas ai vem a pergunta básica!! Então o DirectX irá sumir? A resposta é NÃO. O que ocorre na verdade é que o DirectX foi incorporado pelo XNA, ou seja, os recursos disponíveis no DirectX agora estão presentes no XNA Framework mas de uma maneira mais fácil e rápida de serem utilizados. Como exemplo disso, temos a manipulação de texturas, o que antes devíamos programar altos códigos, agora passa a ser apenas uma linha de código utilizada para que possamos carregar uma imagem sem nos preocuparmos em saber qual a extensão ou como iremos tratar o arquivo.

O Microsoft XNA Framework, nos permite desenvolver jogos para Windows e para Xbox 360 com uma agilidade que antes era quase impossível, além da total compatibilidade entre ambos, pois compartilham do mesmo Framework de desenvolvimento. Todas as ferramentas para trabalhar com desenvolvimento para PC são distribuídas gratuitamente pela Microsoft, basta apenas realizar o download e instalá-la em sua maquina. Já o desenvolvimento para Xbox é necessário uma assinatura (licença) junto ao XNA Creators Club no valor de U$99,00 anual ou U$49,00 por 04 (quatro) meses.

Em resumo, podemos definir o XNA como sendo uma iniciativa da Microsoft para facilitar ao máximo o desenvolvimento de jogos, onde ela leva ao desenvolvedor entusiasta e até mesmo a outros tipos de desenvolvedores como os profissionais, a praticidade na criação de seus jogos.

Por hoje é isso, depois iremos ver como criar nossos jogos em XNA!!